A iluminação LED há revolucionado o mercado graças à sua eficiencia, tamanho, resistencia e potènica mas ainda existem 7 falsos mitos sobre ella:
1. É muito cara
Está claro que o preço inicial de uma lâmpada LED é muito maior que de uma convencional, isso é indiscutivel, mas nesta equação deveria estar presente outros factores antes de dar o veredito final. A longa vida das lâmpadas LED e a sua grande capacidade de economia energetica faz das LED a opção mais rentável a meio-largo prazo.
As lâmpadas LED utilizam um 80-90% menos de energia que uma làmpada incandescente tradicional, durando tambem 20 vezes mais. Em menos de um ano, haverá recuperado o investimento realizado.
Aqui pode ver uma serie de casos praticos de amortização de iluminaçõa LED.
2. Iluminação pobre e incomoda
Certo é que os primeiros LED davam uma luz azulada e de tonalidade demasiado fria e incomoda para deteminadas atmosferas. No dia de hoje a iluminação Led conta com uma grande gama de temperaturas de cor desde o branco mais frio (6000K) até o mais branco quente (2700K). Tambem existem modelos LED no mercado com a possibilidade de poder mutar entre a luz quente e fria, os chamados Duais. Com a iluminação led pode-se emitir luz a uma determinada frequência, coisa que é impossivel com as luzes convencionais.
A capacidade de uma luminária de representar fielmente as cores chama-se Rendimento cromático (CRI) e toma-se a luz natural (o sol) como a fonte de luz que mais fielmente representa as cores tendo CRI de 100. Os primeiros LED que sairam ao mercado projetavam luz com um CRI muito pobre, mas atualmente as luminárias Led de qualidade têm rendimentos cromaticos de 90, similares às tecnologias tradicionais.
3. Os Led durão para sempre
Como já vimos antes as lâmpadas LED durão muito mais que uma lâmpada convencional e além disso são mais resistentes aos golpes. Mas, como toda a fonte de luz, desvanece-se com o tempo, vão se apagando com o tempo (até o sol vai-se apagando pouco a pouco). Neste ponto é onde fica patente a qualidade de fabricação da lâmpada. Se a qualidade da luminária não é optima, a decoloração da luz podia começar inclusive no seu primeiro ano de uso.

4. A mais Vatios mais iluminação
Antes a potência de uma lâmpada determinava a sua luminosidade, mas desde a chegada do LED devemos buscar a quantidade de lumens para determinar a sua iluminação. Um LED requer menos potência para produzir a mesma quantidade de lumens que uma lâmpadas tradicional. Aqui novamente a qualidade do LED determinante: duas lâmpadas LED de identico consumo podem ter rendimentos diferentes. Ao comprar lâmapdas led, compre por lumens e não por vatios.
Ver quadro de equivalencias led.
5. Os Leds não produzem calor
Os LEDs emitem calor, mas muito menos que as lâmpadas tradicionais. Além de não irradiar calor infra-vermelho, nem emitem radiação UV.
6. Os Leds não trabalham bem em temperaturas frias
Um mito completamente falso. Em realidade podem chegar a ser inclusive muito mais eficientes e ter uma vida util maior, o que fazem-os ideais para utilizar tanto em exteriores, como em armazens frigorificos ou lugares nos que o frio seja o maior problema.
7. Os Led não são reguláveis
O LED sim pode-se regular e controlar, mas não todas as luminárias LED estão projetadas para ser reguladas. Cada vez há mais produtos LED preparados para ser reguláveis ajudando-nos a criar ambientes intimos ou vibrantes com uma mesma lâmpada.