Descubra os tipos mais comuns de opções de iluminação de garagem para iluminar o que de outra maneira seria um interior aburrecido e com pouca luz. A sua garagem deve ter uma iluminação adequada, já seja para uso de armazenamento ou como oficina.
Tem uma garagem escura e aburrecida que precisa uma iluminação potente?
Quando se trata de escolher o tipo de iluminação para uma garagem, pode ser muito complicado tomar a decisão correta. Isto deve-se a que, em primeiro lugar, as opções de iluminação são demasiadas e, em segundo lugar, o tamanho da garagem pode causar grandes problemas.
Deseja escolher o tipo de luzes que não só iluminen todo o espaço, senão que tambem distribua a luz por igual em toda a garagem.
Onde precisa iluminação?
Suponhamos que tem uma garagem completamente nova no que precisa de decidir o melhor tipo de iluminação. A primeira pregunta que te faria seria O que é que faz?
O passo mais importante aqui é começar com um bom fluxo de trabalho. Você deve ter um plano para poder decidir que tipo de iluminação deve instalar. Para isso, primeiro deve identificar que areas ou espaços da garagem precisa uma iluminação adequada e enfocada.
Algumas destas areas essenciais incluem:
- O espaço da parede onde se penduram as ferramentas da garagem e outros artigos.
- O espaço vazio por cima da porta da garagem, que tambem é um lugar ideal para guardar coisas.
- A area de banco de trabalho que teria na garagem onde normalmente leva-se a cabo projectos de bricolaje.
- Qualquer espaço vazio onde possa instalar qualquer aparelho electrico.
- A area de armazenamento, a mais importante de todas onde guardaria artigos e ferramentas de temporada, por exemplo.
4 conselhos sobre como escolher e melhorar a iluminação da garagem
Independentemente de como utilize a garagem, já seja um centro de armazenamento ou uma oficina de automoveis, precisará uma quantidade adequada de iluminação. Para poder fazer isso, aqui tem alguns conselhos e truques que deve considerar antes de tomar uma decisão de compra.
1. Ter iluminação por zonas
A iluminação artificial tem tres tipos principais: acentuada, tarefa e ambiente. Uma garagem idealmente iluminada normalmente deve ter os tres tipos diferentes de iluminação.
Isto deve-se principalmente a que uma garagem é um espaço multiusos, pelo que é ideal para que tenha iluminação por zonas na garagem.
2. Comprar lâmpadas que tenham suficiente potencia
Cada garagem tem diferentes requisitos de iluminação. Isto depende enormente do tamanho da garagem. Se o seu é realmente grande, é possivel que deseje investir nessas lâmpadas ou luzes que têm uma potencia alta. Tambem queira assegurar-se de que o tipo de iluminação que escolha para a garagem seja correta e não se arrepende demasiado cedo.
3. Considere as lâmpadas com alto CRI
CRI é o acronimo de Indice de Reprodução Cromatica, trata-se de um numero que nos indica a capacidade que tem de mostrar todo o espectro da cor. O valor mais alto que pode ter é de 99. Realmente mostra-nos os objetos como seriam vistos em plena luz do dia, sem distorção de cor, para isso deve escolher as luzes ou lâmpadas que tenham um CRI alto.
4. Escolha acessorios de iluminação baseados na função e o tipo
Já seja por tarefa, acentuação ou iluminação artificial, a chave é escolher os accesorios em função do tipo de luz. Por exemplo, ao considerar a iluminação ambiental, deseja que a luz se distribua uniformente no chão da garagem. Se quer focalizar uma zona concreta melhor uma luz de acentuação para poder resaltar essa zona. Se instala uma luz pendurada ou luminaria suspendida, deve colocar-se diretamente sobre a area enfocada.
Tipos de luzes para interiores de garagem
Garagens são, geralmente, muito aburrecidas e escuras, especialmente se tem uma garagem de interior. No entanto, há muitas formas diferentes nas que pode iluminar o interior da sua garagem com a ajuda de algumas das opções de iluminação mais incriveis que tem disponiveis.
1. Luminarias linares pendentes
Acredita-se que estas luzes são imprescindiveis para garagens, oficinas e muitos outros espaços comerciais. A luminaria lineal são uma nova versão das luzes florescentes e são excelentes opções de iluminação para espaços pequeños e compactos.
Este tipo de luminaria são ideias para garagens porque requerem accesorios de iluminação simples e rentáveis que proporcionam uma grande quantidade de iluminação. As luzes de lojas de baixa potenica e baixo consumo de energia são uma excelente maneira de melhorar a iluminação da garagem interior, já que as garagens naturalmente são bastante escuras e baixas em fontes de luz.
Um acessorio tipico de iluminação pode ter tubos led. Estes tubos são mais duradouros em comparação com os tubos florescentes ou lampadas incandescentes e tambem tem um reduzido consumo electrico. Estas luzes consistem em temperaturas de cor equilibradas à luz do dia, uma caracteristica que foi aumentada significativamente a sua popularidade para as opções de iluminação de garagens e oficinas.
São bastante faceis de instalar e não requer conhecimentos electricos complexos de cablagem. Outra grande caracteristica das luminarias lineares é que têm menos desperdício luz, uma vez que estão posicionados exactamente onde são necessários, o que leva a mais poupanças nos custos de electricidade.
Há dois tipos de luzes led que estão disponiveis: luzes led integradas, que têm os chips LED e electronica que estão conectados diretamente ao acessorio, e as que têm a lampada separada do acessorio. Ambos proporcionam uma grande iluminação e tambem permite a poupança de energia.
2. Iluminação de superficie
Muitas pessoas preferem instalar luzes de montagem ao ras do teto da garagem, assim como em casa. Estas luzes são basicamente acessorios em forma de cupula que montam-se no teto. Embora estes sejam um pouco mais decorativos e são super versáteis.
Funcionam muito bem em todo tipo de espaços e proporcionam luz ambiental que é suficiente para realizar as tarefas diarias.
A maioria destas variedades consistem em cabeças de luz ajustáveis. Esta caracteristica permite-lhe mudar a direção da lampada a onde quiser e direcioná-la aos pontos focais da zona.
3. Iluminação industrial
Este tipo de iluminação é ideal para iluminar grandes espaços, areas ou zonas pelo que se tem um interior de garagem realmente grande, a iluminação de baía alta é uma das melhores opções. O tipo de iluminação proporcionada por estas luzes é extremadamente potente, o que as faz ideais para garagens, já que geralmente são muito escuras e pouco iluminadas.
Acessorios de iluminação normalmente estão suspendidos do teto com os cabos de suspensão e ajuda dos ganchos e correntes. Tambem se pode fixar diretamente no teto. Estas luzes estão destinadas a lugares com tetos altos.
Uma grande vantagem de utiliar este metodo de iluminação é que proporciona um tipo de iluminação uniforme e clara que vem com muito pouco brilho. Estas luzes geralmente são instaladas com a ajuda de numerosos tipos de acessorios para poder abrir em maior ou menor medida o feixe de luz.
4. Lampadas florescentes
Estas foram consideradas como um grande avance na iluminação a pequena escala, assim como um grande êxito comercial. Em comparção com outras lampadas, especialmente as lampadas incandescentes, são altamente eficientes e efetivas.
As lampadas florescentes consistem em lampadas em forma de tubo que estão cheias de vapor de mercurio. Produzem luz quando os atomos de mercurio se ionizam. O tubo de vidro destas lampadas têm um revestimento de fosforo com um conjunto de electrodos, gas inerte e mercurio.
Em termos de eficiencia, estas lampadas são duas ou tres vezes mais eficientes em comparação com as lampadas incandescentes. As lampadas duram muito tempo e produzem luz numa longitud de onda que é muito util para os seres humanos. No entanto, estas lampadas requerem balastros para funcionar que descrevem-se como dispositivos que ajudam a controlar a electricidade para a proteção do circuito.
5. Lampadas florescentes compactas (CFL)
Estas luzes estão sob o guarda-chuva das lampadas florescentes; no entanto, têm um conjunto de caracteristicas e beneficios que os diferença de outros tipos de lampadas. Tambem conhecem-se como tubo florescente compacto.
O proposito principal detras da invenção das lampadas florescentes compactas foi susbstituir as lampadas incandescentes standard. Estas lampadas utilizam um tubo que está dobrado e curvado de uma maneira que encaixa facilmente no espaço de uma lampada incandescente.
As CFL são essas lampadas espirais retorcidas que as pessoas normalmente utiliza para as lampadas de mesa; no entanto, são uma excelente opção para garagens e armazens. Realmente consideram-se eficientes energeticamente e produzem um tipo de luz muit natural. Em comparação com as lampadas standard, as CFL duram dez vezes mais e tambem têm uma vida util de promedio de aproximadamente 10.000 horas.
Atualmente com a tecnologia led, este tipo de lampadas já esta completamente fora de uso e não são recomendáveis. Somente comentámos a existencia para aqueles que ainda utilizam e não deram o passo para trocar para led.
6. Lampadas halogeneas
Estas são bastante similares às lampadas incandescentes tendo en conta como tambem têm um filamento que aquece o suficiente como para produzir luz. No entanto, o que os distingue é que consomem menos energia devido ao ciclo halogeneo.
O filamento de tungsteno dentro de lampadas halogeneas fechas em uma pequena carcaça de quarzo. Como o nome indica, o gas que está contido na estrutura é um gas do grupo halogeneo. Os gases halogeneos têm diferentes propriedades e caracteristicas em comparação com outros gases.
Uma propriedade muito interesante é que estes gases combinam-se com vapor de tungsgeno. Isto demonstra que as altas temperaturas vão fazer que o gas halogeneo combinem-se com os atomos de tungsteno. Isto faz que os atomos evaporem e depositem no filamento dos bulbos.
Em outras palavras, a diferença das lampadas incandescentes, ciclo halogeneo nas lampadas halogeneas ajuda a eliminar a evaporação do tungsteno. Estas lampadas duram quase um ano e produzem uma luz branca e agradavel que é similar ao tipo de luz do dia que normalmente vê-se ao redor do meio-dia.
7. Luzes LED
Tambem conhecidas como lampadas LED, as lampadas LED consistem em diodos emisores de luz que produzem luz electrica nas luminarias. Em comparação com as lampadas florescentes e as lampadas incandescentes, estas lampadas têm uma maior vida util e mais eficientes no rendimento.
As lampadas LED consideram-se uma das opções de iluminação mais eficientes desde o ponto de vista energetico que estão disponiveis. Com frequencia utilizam-se como poupadores de energia, principalmente porque o calor que produzem estas lampadas é absorvido por um dissipador de calor. Isto ajuda a manter as lampadas realmente frescas ao tacto e tambem resulta numa grande quantidade de energia que se poupa.
Algumas das melhores caracteristicas destas luzes são que não fazem nenhum ruido, não contêm mercurio, não se queima e tampoco emitem raios infra-vermelhos ou UV. O unico inconveniente associado às lampadas LED é que são direcionais. Isto significa que só dão ou emitem luz numa direção especifica. Mas isto não é um problema já que muitas delas têm uma optica incorporada que dispersão a luz perfeitamente.
Alem disso, estas lampadas mostram um brilho completo sem nenhum atraso causado pela sessão de aquecimento. Inclusive depois de ligar e desligar com frequencia a lampada, a esperança de vida não se vê afetada.
8. Lampadas incandescentes
Estas são algumas das lampadas mais utilizadas em varios espaços como quartos, casas de banho e terraços. Tambem são uma opção muito popular para a iluminação interior da garagem. Atualmente já não se permite a fabricação deste tipo de lampadas para a venda na União Europeia por consciencia ecologica.
As lampadas incandescentes normalmente variam entre 40 e 110 watts. Tambem conhecem-se como «balão de luz incandescente» e «lampada incandescente». Estas lampadas são uma fonte de luz electrica que é causada pelo aquecimento do filamento. Seguem o processo de incandescencia, que, em outras palavras, refer-se à emissão de luz.
Estas lampadas utilizaram-se durante mais de cem anos como fonte importante de luz electrica. Vêm numa variedade de diferentes tamanhos, voltagens e watts.
Esta lampada tipicamente consiste em um exterior de vidro no qual encontra-se o filamento de tungsteno. O filamento serve para produzir uma corrente electrica, aquecendo a temperatura suficiente para produzir luz. A base da lampada geralmente tem um caule ou suporte de vidro que permite que a corrente electrica passe facilmente sem fugas de ar ou gas.
Dado que as lampadas incandescentes têm um custo de fabricação muito baixo, não requer nenhum equipamento de regulação e são compativeis com opções de controlo como atenuadors e temporizadores, são uma excelente opção para a iluminação interior da garagem. A luz produzida por esta lampada é em tom quente, amarelo-branco que tem a capacidade de durar um ano, o que a faz perfeita para garagens.
Lampada LED Vintage
Esteticamente são muito bonitas e pode encontrar lampadas led vintage, que simulam a estetica com todas as vantagens da instalação de luminarias led.
9. Iluminação encastrada
Muitas pessoas instalaram luzes encastradas nos interiores das garagens porque funcionam muito bem e proporcionam uma iluminação potente.
Uma vez que se instalam nas aberturas ocas do teto, concentra-se a luz de uma maneira para baixo ou de uma maneira que os torna em grandes opções para uma garagem ou armazem.
A iluminação encastrada divide-se em tres partes. Em outras palavras, os acessorios que utilizam estas luzes têm tres partes principais. Em primeiro lugar está o ajuste que define como a parte da luz que é visivel. É basicamente a peça ou inserções que podem ver-se quando se olha para cima. A segunda parte chama-se housing que é o acessorio em si.
É constituido por um suporte para lampada e instala-se nas aberturas ocas do teto. O que é um ponto unico a ter em conta no momento de escolher o tipo de lampada para o acessorio de iluminação encastrado.
Alguns dos beneficios chave associados com a iluminação encastrada são que proporcionam uma grande iluminação enquanto que ocultam os acessorios. Um dos pontos mais fortes é, depois de tudo, a capacidade para enconder-se no teto. Em segundo lugar, estas luzes proporcionam uma cobertura completa e total da zona.
Se se ajustam e instalam corretamente numa garagem, por exemplo, cobrirá toda a zona e a fonte de luz não será direcional.