A optica de uma luminária LED basea-se no design de espelhos, lentes e elementos que ajudem a controlar a luz projetada. A optica é fundamental para a eficiencia da luminária. Os farois dos carros são um dos exemplos mais claros de optica, as propriedades fisicas das lentes de vidro permitem o feixe de luz extender-se e intensificar o seu alcance. As opticas ajudam a dirigir a luz, aumentar a sua intensidade ou proteger-nos de encandeamentos.
No caso da iluminação LED, existem dois tipos basicos de optica.
- Primaria. Protege a cada chip.
- Secundaria. Encargada de moldear a luz segundo o tipo de lentes que tenha instalada a luminária. As lentes podem ser de dois tipos: divergentes que extendem o feixe luminico ou convergentes que concentra o feixe luminico. Tambem podia considerar-se como um terceiro tipo de optica a fibra optica por ajudar a dispersar e dirigir a luz.
Como escolher a optica mais adequada para cada projeto
Em projetos de iluminação de interiores o mais normal é encontrar-se opticas de diagramas simétricos, enquanto que no caso concreto da iluminação publica, normalmente utiliza-se opticas asimétricas que dirigem a luz a zonas concretas para evitar perdas luminicas.
A maioria dos elementos opticos para iluminação estão fabricados em policarbonato de grau optico ou acrilico para maximizar a transmisão luminica. Tambem existem outras opticas fabricadas em poliestireno que têm um rendimento optico menor e um maior deterioro com o tempo mas são mais economicos de produzir.
Além do material de fabricação há outros parametros a ter em conta:
- FWHM (Full Widht at Half Maximum) É um valor que mostra o rendimento optico maximo do aparelho. Secção da distribuição da luz:
- Valor do 10%. Indica o ângulo em que a intensidade da luz disminui um 10% respeito ao valor maximo. Parametro vital para componentes opticos de feixe estreito. Quanto mais perto esteja o valor do 10% do FWHM mais luz focalizada e menos desperdicio.
- CD/LM (velas por lumen) é o factor que mede um grande medida a eficiencia da luminária. O valor CD/LM deve ser visto em combinação com todos os factores da optica e analizar-se com muito cuidado. Podemos encontrar exemplos de luminárias que contam com um pico alto ao centro, mas a forma da curva é de baixa qualidade ou com uma baixa eficiencia para todo o sistema.
Os componentes opticos na iluminação LED jogam um papel vital para o êxito final da luminária, há bastantes parametros a considerar para cada aplicação ou projeto, que devem ser comparados entre as diferentes soluções opticas com muito cuidado.