O factor de potência é o porcentagem de Energia que é aproveitada por um sistema electronico como luminárias LED, televisores, computadores ou qualquer aparelho electronico. Este dado é importantissimo para saner o aproveitamento energetico do equipamento e determinar a sua qualidade.
A teoria
Partimos lembrando que os sistemas de iluminação LED, a diferença dos sistemas convencionais de iluminação, vão alimentados com corrente continua (DC), pelo isso ao ser ligados à corrente alterna (AC) precisamos fazê-lo atraves de uma fonte de alimentação ou driver para o seu funcionamento. Esta potência total consumida pela luminária chama-se potência aparente (KVA) é a suma destas duas potências:
- Potência ativa (kW): É a energia electrica transformada em trabalho util, no caso dos LED é a potência que realmente precisa a nossa luminária LED para iluminar.
- Potência reativa (kWr): É a energia que realmente usa o equipamento para o seu funcionamento.
Potênica aparente (kVA) = Potência ativa (kW) +Potência reativa (kWr)
O factor de potência
O factor de potência mede-se numa escala de 0 a 1,0.
Se um sistema electrico funicona com uma eficiencia do 100% (toda a energia consumida é aproveitada) o factor de potência será de 1 (O maximo). Se um sistema electrico só consegue o aproveitamento de um 50% da energia o seu factor de potência será de 0,50.
Quanto menor seja o factor de potência mais se desperdiça a energia, normalmente em forma de calor, que além de que provoca o deterioro dos materiais e um possivel mal funcionamento do sistema. Quanto maior factor de potência tenha uma luminária LED, mais eficiente será e mais vida util terá e rentável será a sua compra.
Penalização por energia reativa
Para evitar sofrer elevadas faturas por consumo de reativa é prioritario melhorar a eficiencia energetica da sua instalação. A faturação do consumo electrico para grandes consumos de tipo industrial contempla um suplemento por energia reativa consumida. Com isso tenta-se promocionar a eficiencia energetica atraves da penalização economica dos consumos ineficientes.
A tendencia atual é de castigar cada vez mais a ineficiencia das instalações e os equipamentos. Por isso, mes tras mes assistimos a uma subida altamente significativa no custo kWr, especialmente substancial naqueles tramos de factor de potência que costumava estar isento ou pouco penalizados pelo consumo de reativa.
Ver os elementos fundamentais que ditam a qualidade das luminárias led.