Depois da gestão térmica das luminárias, talvez o seguinte ponto em importancia no funcionamento dos LED, são as fontes de alimentação ou drivers. Na iluminação LED, ao contrario que passa com a iluminação florescente ou incandescente, as luminárias não se conectam diretamente à corrente electrica, se não que fazem-no atraves de um driver que ocupa-se de transformar a tensão adaptando-a às necessidades da luminárias. Os LEDs trabalham com corrente continua (CC), por tanto, se queremos que funcione numa instalação de corrente alterna (CA) – a que temos em casa e na maioria de instalações – requerem de um controlador (driver) que transforme a Corrente Alterna em Corrente Continua e que a sua vez disminua a voltagem.
Funções de um driver na iluminação LED
Basicamente os driver LED cumprem duas funções:
- Transformam a corrente. De alterna (CA) a continua (CC).
- Adaptam a voltagem de saida às necessidades do LED. Os LEDs devido ao seu baixo consumo, funcionam com tensões muito baixas, pelo que uma tensão elevada não só não funcionaria senão que os queima. Cuidado com isto já que os drivers têm um rango de trabalho determinado e não todos os drivers servem para todo tipo de luminárias.
A corrente de saida de uma instalação electrica supera com cresce os mili amperios (mA) que precisa um LED para emitir luz. O driver é o encargado de rebaixar sem desperdiçar energia, mantendo a corrente constante e atenuando a produção de calor. Não seria preciso um driver em LEDs instalados em lanternas a pilhas, já que a corrente de saida de uma pilha é muito baixa em comparação com a rede electrica.
Outro dado a ter muito em conta é a sensibilidade que mostram os LED às alterações de corrente. O driver é vital para estabelecer constante a tensão electrica, no que faz com que mantenha estável o fluxo luminoso (intensidade e cor) e a temperatura da luminária. O calor que produz a luminária LED é um dado a ter em conta, já que a sua correta gestão optimiza a vida util da lâmpada LED.
Do driver depende em grande medida o aproveitamento da energia electrica consumida pela lâmpada LED. Uma fonte de alimentação apropriada influi na eficiencia e a estabilidade da luminária. Além de optiomizar a vida do LED.
O objetivo de um controlador LED é assegurar zero perdas de energia. O aproveitamento real da energia electrica consumida mede.se pelo valor do factor de potência (PFC ou Power Factor Correction). Se o valor é igual a 1 significa que toda a electricidade que chega à fonte de alimentação aproveita-se, se o valor é de 0,5 só a metad de energia aproveita-se na conversão.
Optar por um driver de qualidade de fabricantes especializados como Meanwell, dilata a vida util das luminárias LED e faz que optimizemos ao 100% o nosso investimento, eficiencia energetica e outras caracteristicas beneficiosas.
Drivers internos e externos. Vantagens e inconvenientes
Em muitas ocasiões o driver encontra-se instalado na propria lâmpada LED e não é visivel. Os drivers internos, normalmente estão em lâmpadas pequenas ou apliques de uso domestico. As luminárias LED de alta potência ou industriais, que estão construidas por multiplos chips, os driers normalmente são externos e regulam a potência de varios chips ao mesmo tempo; nestes casos a tensão vai-se regulando em função da qualidade de LEDs que ligam-se.
Vantagens do driver interno
- Instalação mais rapida e facil
- Não precisa retirar os equipamentos auxiliares, só anular-los ou ignorar-los.
- Solução tudo em um, sem necessidade de espaço externo
- Preço ligeiramente inferior.
Vantagens driver externo
- Produto de maior potência e luminosidade
- A instalação precisa de menos espaço interno
- Se o driver chega ao final da sua vida util ou se deixa de funcionar a substituição é muito simples e imediata
- Luminárias de tamanho mais pequeno
- Maior vida util para todos os componentes
- Mais versatilidade em quanto à manutenção
- Maior fiabilidade
Inconvenientes de um driver interno
- Requer de um espaço maior no interior do bloque optico da luminária
- Se há um excesso de calor, interrumpe o funcionamento para salvar a integridade da lâmpada
- Luminárias de menor potência e luminosidade
- Para a mesma potência, uma lâmpada de driver interno é mais grande que uma de driver externo
- Quando o driver chega ao final da sua vida util, há que substituir a luminária
Inconvenientes do driver externo
- Requer espaço livre no compartimento nos equipamentos auxiliares para instalar o driver externo