A politica faz-se verde pouco a pouco, e não porque se vê filmes italianos de Jaimito nos gabineste onde se tomam decisões (ou sim, mas isso não vem ao caso). Assim percebe-se quando se sabe que o pequeno municipio barcelones de L’Estany apertou bem o cinto e substituiu toda a iluminação publica da cidade para mudar as lâmpadas de toda a vida por umas LED de baixo consumo. Cuidado, toda a localidade.
O custo do investimento que assumiu este enclave de 400 habitantes foi de 46.000 euros, que não esta nada mal. Mas o objetivo é claro, e em palavras do seu alcalde, esta acção supõe uma economia estimada de 12.000 euros anuais na fatura da luz. Nada menos que dois milhões das antigas pesetas. Esta valoração permitirá amortizar o investimento em uns quatro anos.
A iniciativa faz de L’Estany um autentico pioneiro em iluminação ecologica em Europa, demonstrando uma sensibilidade nãosó com o bolso a longo prazo das arcas municipais, senão com o meio ambiente. E é que graças à iluminação baseada em lâmpadas LED as emissões de CO2 vão reduzir-se até um 62 por cento. Como se consegue isso? A razão não só encontra-se na tecnologia que fundamenta as luzes LED, senão no profano fato de que um foco deste tipo de 25 vatios oferece um rendimento similar ao de uma lâmpada convencional de 100 vatios. Simples.
Ter mudado toda a iluminação implicou a duas instituções, a Câmara de L’Estany e a Diputação de Barcelona, pelo que a imitação deste comportamento podia (e deveria) contagiar-se a outras cidades espanholas atraves desta formula mista de investimento. Ao fim de contas, beneficiará aos ciudadanos onde mais les doi: no bolso e na consciência.
Vía: El País