Um informe de Accenture põe enfase na capacidade das companhias energeticas para contribuir a que as PMEs reduzam os custos de energia e encontrem formulas para atrair novos clientes. Iniciativas como a adaptação de produtos e serviços para facilitar o controle de consumo energetico, a redução da complexidade ou o valor do factor «ecológico».
- O 52% dedica mais do 10% dos seus rendimentos anuais a pagar o consumo de electricidade.
- As pequenas e médias empresas recorrem aos fornecedores para reduzir os custos de energia.
A grande maioria das empresas deseja informação e soluções que lhes ajudem a controlar o seus custos de energia. Tão só o 35% das empresas que se fez um inquérito considera que os produtos, serviços e suporte que lhes oferecem os fornecedores estão adaptados às suas necessidades especificas.
O estudo amostra-nos que o 76% dos que fizeram o inquérito preferiria ser cliente de uma empresa que tivesse o certificado «ecológico» e o 53% declarava que além de que estaria disposto a pagar mais pela compra de energia a uma empresa com certificado «ecológico».
O estudo aponta três areas nas que os fornecedores podiam melhorar os seus produtos para dar um melhor serviço e ajudar a travar os custos energeticos para as PMEs:
- Ajudar a melhorar as contas de resultados. O 52% das PMEs de mercados não competitivos e o 37% das que estão em mercados competitivos pensam que os fornecedores deveriamajudar-lhes a controlar melhor os custos de energia. O 52% dedica mais do 10% dos seus rendimentos anuais para pagar o consumo de electricidade. Nos mercados competitivos, o 67% das empresas asseguram que estariam dispostos a mudar de fornecedor se isso leva a uma redução na fatura.
- Modificar produtos e serviços para adaptar-los ao ciclo de negocio. Muitas pequenas e médias empresas acudem aos fornecedores em procura de ajuda para controlar os custos de energia e querem soluções adaptadas às necessidades. O 87% das PMEs que fizeram inquérito pensam que é importante que os fornecedores ofereçam soluções adaptadas à sua atividade, e um 53% amostram-se dispostos a pagar um preço extra por ditos serviços. O 74% mantem que está interessada em produtos que lhe permita produzir a sua propria electricidade, como paineis solares ou turbinas eólicas. O melhor momento para que os fornecedores propongam novos produtos e serviços é durante o periodo de elaboração dos orçamentos para o seguinte ano.
- Ajudar a atrair clientes. Embora a redução dus custos é um objetivo importante, a maxima prioridade continua a ser de aumentar os rendimentos. Segundo Accenture, os fornecedores energeticos tambem podem contribuit a este objetivo. Noutro inquérito levado a cabo por Accenture entre consumidores privados de 21 paises, o 76% dos que fizeram os inquéritos afirmavam que preferiam ser cliente de uma empresa que tivesse o certificado «ecológico» de um fornecedor energetico. O 53% declarava ainda que estaria disposto a pagar mais por comprar a uma empresa com certificado «ecológico».
O estudo de Accenture destaca a confiança como factor determinante na relação dos fornecedores energeticos com as PMEs. Mesmo a maior parte dos que fizeram os inquéritos assegura que as suas empresas adoptam medidas para reduzir o consumo de energia, só o 38% confia num fornecedor na hora de receber informação sobre opções de economia energetica. Por se fosse pouco, o 83% diz que, se tivesse a oportunidade, consideraria em acudir a um fornecedor não convencional para adquirir electricidade, produtos de baixo consumo e outros relacionados.
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