Iluminar a sua casa de forma eficiente pode ser mais dificil do que parece à simples vista. É bastante facil exagerar e banhar o espaço vital com um exceso de iluminação ou tornando-o em algo escuro e sombrio. Por isso, os candeeiros de pé LED é o melhor amigo de um decorador de luz: pode-se mover com bastante facilidade e ajuda a conseguir a iluminação adequada. Vemos com mais detalhe as candeeiros de pé e como escolhe-las.
Porquê utilizar candeeiros de pé?
Como já dissemos, os candeeiros de pé são portáteis, o que os faz bastante flexiveis: podem utilizar-se praticamente em qualquer espaço. No mercado pode-se encontrar diferentes estilos: desde candeeiros simples, minimalistas e discretos até extravagantes candeeiros suspensos projetados para dominar o espaço e ser uma atrevida declaração de moda. Além disso, os candeeiros de pé adicionam altura,fazendo que o interior pareça ter mas espaço mesmo que não tenha muito espaço.
Os candeerios de pé estão disponiveis tanto em versão de ambiente como de trabalho, o que facilita a escolha dos que melhor se adaptam ao ambiente no espaço. Com lampadas LED reguláveis e RGB, podem criar efeitos unicos.
Tipos de candeeiros de pé
Mesmo que a variedade de design podem ser bastante abrumadoras, todos os candeeiros de pé disponiveis podem dividir-se a grandes rasgos em quatro categorias:
Candeeiros de leitura: um candeeiro de leitura proporciona um feixe de luz concentrado ideial para todo tipo de iluminação de tarefas, especialmente se escolhe um modelo com cabeçal inclinável e alcance ajustável (por exemplo, braço flexivel).
Candeeiros de ambiente: um candeeiro de pé de ambiente está pensado para proporcionar uma iluminação geral numa zona determinada. A luz pode ser difusa e semi-direcional graças a um cabeçal ajustado. É o tipo mais tradicional.
Candeeiros de luz superior (tambem conhecidos como antorchas): candeeiros de pé equipados com cabeçal que apontam para cima. Funcionam melhor como luzes de acentuação para resaltar as paredes ou dar volume a um canto escuro.
Aspetos a ter em conta ao escolher os candeeiros de pé
Quando tenha o tipo, é hora de abordar os pormenores. Os tres principais que sempre deve ter em conta são:
A altura: afeta à largura do feixe de luz do candeeiro; os mais altos funcionam muito bem para o ambiente, mas os candeeiros de trabalho devem ser mais curtos. Tambem há que ter em conta a altura do resto de moveis do espaço: o candeeiro não deve sobresair muito por cima deles. Além disso, assegure-se de que a luz não esteja diretamente à altura dos olhos, para que não produza um deslumbramento incomodo.
Tamanho: assegure-se de que o candeeiro que escolha cabe no espaço disponivel; por exemplo, um candeeiro com base de tripode precisaria de mais espaço no chão que um candeeiro de pé.
Custo: o preço pode variar muito, dependendo do estilo, o tamanho e o valor decorativo do candeeiro. Não tem sentido adquirir uma peça de arte quando tudo o que precisa é uma simples luz de trabalho. Por outro lado, um candeeiro meticulosamente concebida pode ser uma peça central da decoração de interior.
Candeeiros LED de pé: fontes de luz polivalentes
As luzes LED são a iluminação mais variada, rentável e ajustável que existe atualmente. Quando se combinam com um candeeiro de pé, pode criar efeitos realmente unicos que podem ajustar-se quase sobre a marcha. Assim que se quer iluminar a sua casa com um pouco de ambiente, assegure-se de ver os candeeiros de pé LED.