Uma boa iluminação de um espaço, é tão importante como o conjunto de todos os elementos que o formam. A falta de luz ou uma iluminação inadequada pode arruinar qualquer decoração, pelo que é muito importante dedicar-lhe a este aspecto a atenção que merece.
No espaço como é a sala de jantar, cria-se a necessidade de conseguir uma atmosfera quente e acolhedora, onde as comidas, reuniões com amigos e jantar intimo, sejam possiveis num ambiente acolhedor.
É preciso centrar a maior intensidade de luz sobre a mesa da sala de jantar, atraves de um candeeiro suspendido do teto, embora que tambem pode-se combinar com outros pontos de luz laterais, sempre que a sala de jantar tenha grandes dimensões, como um candeeiro de pé num canto acolhedor, ou um candeeiro de mesa colocado sobre algum movel.
É imprescindivel que não crie sombras em toda a estancia, salvo quando queremos conseguir um ambiente intimo. Para isso deve calcular um minimo de 20W por metro quadrado.
Agora só falta escolher o candeeiro que mais encaixe com o nosso estilo de decoração.
Tal como os falamos à uns dias, o ideal para iluminar a sala de jantar é fazê-lo atraves de um candeeiro suspendido do teto, já que oferece uma iluminação pontual, mesmo que a infinidade de modelos que há no mercado, a pregunta é Quais são as caracteristicas que deve cumprir este candeeiro?
O tipo de candeeiro mais adequado depende da forma, tamanho e design da mesa da sala de jantar. Se temos uma mesa rectangular e de grandes dimensões, o ideal será optar por um candeeiro alongado ou dois ou mais candeeiros em linha, se a mesa é redonda ou quadrada podemos optar por um unico elemento a modo de peça escultórica, mas sempre mantendo um tamanho proporcional ao da mesa e ao do espaço em que se encontra.
Os candeeiros de sala de jantar deveram pendurar-se a uma altura de entre oitenta e cem centimetros por cima da mesa, para evitar o excesso de calor, o brilho, ou as sombras sobre os comensais ou alimentos. Uma opção muito interessante é a de utilizar um dimmer ou regulador de intensidade, para poder criar a atmosfera adequada segundo a ocasião.
Há modelos que embelezam uma vez ligadas. Deve valorar se pretende um elemento escultorico que chame a atenção, mesmo que não deve competir em protagonismo com muitos mais elementos, senão será melhor optar por uma peça que cumpra unicamente a sua função luminica.
Artigo extraido de www.ddecoracion.es