Os municipios de zamora de Puebla de Sanabria, Sanra Cristina de la Polvorosa, Fermoselle, Bermillo de Sayago e Fuentesaúco são os ajuntamentos da provincia selecionados para levar a cabo a Experiência Piloto de Implantação de Luminárias tipo LED, convocada pela Diputação de Zamora, dentro do Projecto RETALER (Rede Transfronteira de Autoridades Locais em materia de energias renováveis).
Este projecto está financiado pela União Europeia atraves do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e incluido no Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP). Esta atuação, cujo importe é de 72.000 euros, foi objecto de uma convocatoria publica por parte da Diputação Provincial para desenvolvar este projecto com caracter experimental em câmaras municipais da provincia de entre 1.000 e 5.000 habitantes e o orçamento pode ser reduzido pelas empresas na correspondente licitação do contrato.
O objectivo deste projecto é comprovar a incidência concreta que têm estas luminárias na disminuição do custo de iluminação publica nas terras, tal e como explicaram desde a institução provincial.
A tecnologia LED dá a maior expectativa de vida na iluminação atualmente disponivel, 50.000 horas, já que os denominados led não «se fundem», degradam-se e pouco a pouco reduzem a emissão de luz. Controlam a corrente de forma inteligente e tambem não produzem flash nem deslumbramentos, já que estão projetados para iluminar só a area requerida sem sobrepassar os limites da estrada.
Esta convocatoria publica, cujo resultado será publicado em breve no BOP, permite substituir com lâmpadas de baixo consumo e tecnologia de micro LED um total de 96 luminárias de iluminação publica nos cinco municipios selecionados, as quais utilizavam sistemas como vapor de sodio, de mercurio, florescentes ou, incluive, incandescentes.