As fitas LED são uma das maiores inovações no mundo da iluminação dos ultimos años. São muito praticas, já que ajudam a decorar praticamente qualquer espaço, ocupam pouco espaço, dão muito jogo na hora de instalar e pode dar ambiente o toque que mais prefira graças à possibilidade de mudar a cor da luz, a intensidade…
Entre todas estas vantagens que oferecem as fitas LED, existe uma, que é a possibilidade de conectar duas fitas. Não é um trabalho que precise de ajuda profissional, pelo que neste post explicaremos como fazer.
Começamos!
Podem-se conectar duas fitas LED quaisquer entre si?
A resposta a esta pregunta é afirmativa. No entanto, não se pode fazer de qualquer maneira, senão que há que fazê-lo mediante um procedimento adequado para não estragar ou partir nada do material das fitas LED.
Se cortaste parte da fita LED num passado e agora interessa-te voltar a juntar ambas partes, não te preocupes. Ao longo deste post, vamos ir explicando como podes fazer.
Por suposto, não se podem juntar duas fitas quaisquer entre si. Por exemplo, uma fita de uma só cor com uma RGB não são compativeis para conectá-las. Aqui deixo um link onde explicamos como cortar fitas led de forma correta.
Outra possibilidade é que tenhas duas fitas LED de diferente marca. Neste caso, deverás tomar atenção na forma e na voltagem das fitas. Se são os mesmos, sim poderás conectá-las.
A voltagem é um fator imprescindivel a ter em conta se se quer juntar duas fitas LED. Muitas vezes não prestamos atenção, o que provoca que, no momento de juntar as duas fitas de diferentes voltagens, a de tensão mais baixa fica danificada, porque não se verificou isso previamente. Há fitas de 5V, mas as mais populares normalmente são de 12V ou 24V.
Como conectar as duas fitas LED?
Uma vez que tenha verificado que ambas fitas são compativeis para conectá-las entre si, só falta saber como fazê-lo.
Há duas formas principalmente: o mais tradicional, baseado na soldadura; e o mais moderno, que precisa de conectores para fitas LED.
Vamos ver os passos de cada metodo por separado.
Soldar duas fitas LED
Soldar duas fitas LED pode ser muito facil ou muito complicado, em função da tua habilidade como soldador. Se está familiarizado com a soldadura e tem o material e meios necessarios, recomendamos este metodo.
Antes de soldar, vê a polaridade dos cabos de cobre das fitas. Se a fita é simples, somente tem dois polos: um positivo e outro negativo. Assegura-te que no momento de juntar as fitas cada polo fica conectado com o mesmo da outra fita (positivo com positivo, negativo com negativo).
Soldar com cuidado os cabos de cobre, sobrepondo-os ligeiramente uns aos outros.
Se a fita LED é RGB, então terá outro cabo mais que há que soldar com cuidado. Neste caso há que ser mais cuidadosos, porque estas fitas presentam 4 fios de cobre, em vez de 2.
Junta os polos ao igual que no anterior caso, e tem cuidado no momento de soldar as fitas.
Conectores para fitas LED
O outro procedimento para conectar duas fitas LED é utilizando conectores. Em função de ser as fitas são simples ou RGB, terá que comprar um conector ou outro. Tem em conta, já que não é compativel um mesmo conector para ambos casos.
Em geral, podes encontrar-te om dois tipos de conectores. O primeiro é um clip conector como grampo. Neste caso, ambas as tiras serão mantidas no lugar pelo conetor e terá de o cobrir com uma tampa articulada.
No segundo caso, trata-se de um clip de um conector com pinos em ambos lados e um pequeno cablo no meio. Esta opção é muito interesante para utilizá-la em esquinas ou angulos muito fechados, já que permite saltar qualquer obstaculo.
Conclusão
As fitas LED são um dos modelos de luz mais interesantes para qualquer ambiente. Desde decorar a sua casa, a uma festa, ou inclusive alguma obra de arte.
Presentam milhões de vantagens com respei a qualquer outro modelo praticamente, pelo que te recomendamos que compres uma fita LED, ou duas. Agora que já sabes como conectar duas fitas ou voltar a juntar partes de uma mesma fita, poderá jugar com elas como mais deseje.