Muitas vezes recebemos preguntas sobre a escolha da fonte de alimentação adequada para as fitas LED, tambem chamado LED Driver ou transformador para a fita LED ou fita LED flexivel. Vamos ver neste post como escolher a fonte de alimentação para Fita LED mais adequada.
Por suposto, em primeiro lugar, escolher e decidir sobre a instalação do driver LED se será exterior ou interior. Por suposto, pode escolher as versões de interior ou exterior com IP68. Não se esqueça tambem quando já escolha a fita LED com a tensão a que funciona, é de 12V y 24V.
Conselhos para escolher a fonte de alimentação para fita LED
Contrariamente as aparencias, a regra é muito simples.
Passo 1 – Consumo por metro da fita led
1. Cuando já temos escolhido o tipo e modelo de fita LED, só temos que averiguar que consumo de corrente tem a fita LED por metro.
Normalmente, as fitas LED profissionais têm um consumo de 4 a 24W por metro.
Passo 2 – Calculo do consumo total de energia
A continuação, calcule o consumo total de energia segundo esta formula:
Consumo Total de Energia = (Consumo em W da fita LED por metro) x (comprimento total que vai instalar de fita led)
Vamos ver com um exemplo concreto: Digamos que a sua fita LED consome 7,2W por metro, o comprimento de todas as fitas LED é de 12 metros. Assim que o consumo total será 84W.
Passo 3 – Ser generosos com a fonte de alimentação
O ultimo passo é adicionar um 20% de espaço libre seguro para que o nosso Driver LED não trabalhe ao maximo. Desta forma, proporcionaremos um funcionamento suave, seguro e sem problemas durante um longo periodo. A propria fonte pode ter um pequeno consumo devido a varias causas, que agora não é necessario explicar, acreditamos nos tecnicos e mais abaixo contamos com mais pormenores.
Se continuamos com o exemplo anterior, assim que quando tenha um consumo a 84W o 20% libre obtemos 105W. Assim que, neste caso, precisamos de uma fonte de alimentação LED de 120W.
A formula para calcular e selecionar o driver LED é simples, somente é adicionar um 20% ao consumo total de energia. Se não quer complicar-se, somente tem que multiplicar por 1,2 a energia total consumida e não terá problemas.
O que significa espaço livre para o LED Driver?
O que é o espaço livre no transformador LED? Este é um principio que os instaladores profissionais mantêm sempre que instalam fitas LED. Depois de calcular o consumo total de energia das fitas LED, há que adicionar um 20%. Isto garantiza um funcionamento suave e sem problemas, sem caidas de tensão e, em definitiva, uma maior vida util. É o mesmo que cargamos uma carrinha com uma carga maxima de 3 toneladas, e cargamos 3 toneladas e dizem que monte todos os dias durante 12 horas em todos os dias!… provavelmente algo a final vai-se partir. Quando não queremos que se parta, pois utilizamos uma carrinha de maior capacidade ou cargamos menos peso. Isto mesmo podemos fazer com o consumo de qualquer fonte de alimentação.
NOTA: As fontes de alimentação para fitas LED trabalha a voltagem constante, não confundir com as fontes que trabalham a intensidade de corrente constante. Aqui contamos as diferenças entre as fontes de voltagem constante (VC) e as fontes de intensidade constante (CC).