Muitos clientes chamam-nos para dizer-nos que ao instalar as lampadas LED na sua casa produz-se um cintilar nas lampadas LED muito incomodo. Outras vezes indicam-nos que a lampada LED permaneça um pouco acesa apesar de estar o interruptor desligado.
Estes fenomenos normalmente produzem-se ou são devidos à corrente residual da instalação electrica ou por uma fonte de alimentação que não é correta ao realizar a instalação. Hoje vamos ver as possiveis causas e que solução poderá aplicar para cada caso e corrigir o problema de cintilização na lampada LED.
Lampadas LED cintilantes
No cado do cintilar das lampadas LED pode-se produzir em dois casos diferentes, tem o interruptor desligado e as luzes led piscam ou com o interruptor ligado as lampadas LED piscam. À continuação vamos ver os dois casos e a solução em cada um deles:
Lampadas LED cintilantes com o interruptor ligado
No caso da cintilização de lampadas LED quando o interruptor está ligado ao substituir uma lampada tradicional para uma lampada LED é porque se reutilizou a fonte de alimentação da lampada tradicional (com alto consumo de potencia) que não está feita para o consumo tão baixo que têm as lampadas LED. Quer dizer, para que funcione corretamente a fonte é preciso um consumo minimo de potencia no que não chegam as lampadas LED nessa instalação.
Caso pratico
Quando substiuimos os halogeneos de um corredor, normalmente têm uma fonte ou reactancia para um consumo de 60W. Se neste caso instalamos uma lampada LED de 7W, muito menos que esses 60W, e que em consumo minimo de 10W que normalmente é necessario para o correto funcionamento da fonte ou reactancia. Nestes casos as lampadas LED normalmente piscam.
Solução anti-flicker com interruptor ligado
A solução a este problema é simples, substituir a fonte de alimentação por uma fonte de alimentação compativel com a nova lampada LED e dimensionada para trabalhar com a potencia consumida. Sempre que instale uma fonte de alimentação deve estar dimensionada corretamente com a potencia necessaria para o seu funcionamento.
Lampadas LED cintilantes com o interruptor desligado
Se o produto pisca com o interruptor desligado, na mayoria dos casos está relacionado com a tipologia da instalação, vamos ver os mais frequentes e como solucionar-lo:
Interruptor com piloto de cortesia
Os interruptores que têm uma pequena luz ou piloto (de cortesia para localizar quando está às escuras) conectada em paralelo com o interruptor e em serie com a lampada conectada no circuito. Desta forma permite que o piloto ligue já que deixa uma pequena corrente pelo circuito que passa pela lampada e volta pelo cabo neutro da instalação. Esta corrente é minima mas suficiente para carregar os condensadores internos da fonte da lampada LED fazendo que fique com uma pequena iluminação ou cintilar constante (quando descarga o condensador).
Solução
A solução mais pratica seria substituir o interruptor, mas muitas vezes não é possivel para não perder a estetica dos mecanismos com o resto da casa. Para isso, a solução que pode considerar em instalar um condensador, um dispositivo anti-flicker como o Flash Save em paralelo com a lampada LED. Com este dispositivo anti-flicker conseguimos que parte da corrente que volta não chegue na totalidade fazendo que o piloto do interruptor ligue a lampada LED quando esteja desligada.
Flash Save: dispositivo ati-flicker em lampadas LED
Interruptor sem piloto de cortesia
Este é um caso menos comum mas a causa é a mesma, a corrente residual que volta pelo neutro. A causa pode ser que em algum sitio da instalação tem cruzados a fase com o neutro, o interruptor está mal instalado e corta o neutro e não a fase. Pode ser complicado localizar onde está cruzado para mudar a ordem dos cabos.
Colocam-se em paralelo com a luminaria LED, na parte de 230V da instalação electrica, fase a um terminal e neutro a outro.
Solução
Dispositivo anti-flicker LED
A solução do cintilar das lampadas LED neste caso seria a mesma que a anterior. Instalar um dispositivo anti-flicker em paralelo para evitar o problema.
Conselho final
É recomendável revisar os circuitos antes de fazer alterações na instalação já que mais vezes das que deveriam, os interruptores estão atuando sobre o cabo neutro em vez da fase. Se isto passa, temos pequenas derivações de corrente que serão suficientes para fazer que as lampadas LED se liguem com uma luz tenue.
Se tem uma instalação onde se regula as luminarias, por um detetor de presença, detetor de movimento ou com um regulador, revise-os, pode estar aqui o problema com os cabos. Pode ver mais sobre este tema aqui, que comentamos porque motivo falha um regulador com lampadas led.