Vamos ser realistas: ao contrario da creencia popular, pode ser dificil manter vivas as suculentas no interior. Requerem de muita luz para prosperar (lembra-te que são originarias de condições desertas), o que pode ser dificil de proporcionar na maioria dos ambientes interiores. Inclusive as janales mais luminosas orientadas ao sur podem não proporcionar a quantidade de luz que deseja a sua suculenta. É por isso que as luzes de cultivo são uma excelente opção para quem cultiva suculentas em interiores e, se bem podem parecer um pouco desalentadoras se nunca antes tinha comprado uma luz de cultivo, em realidade são muito simples de usar e configurar.
Há algumas coisas importantes a consiferar antes de comprar uma luz de cultivo para as suas suculentas. As luzes de cultivo vêm em varios tamanhos, potencias e preços, pelo que é importante que compre uma que seja util para a sua situação particular. Estas são as principais coisas que precisa saber antes de comprar uma luz de cultivo para as suas suculentas de interior.
Considerações ao comprar luzes de cultivo
Espectro
Toda a luz, visivel e invisivel, existe um espectro que se mede em nanometros. A luz visivel cai entre 400 e 700 nanometros no espectro, que tambem se conhece como radiação fotosinteticamente ativa (PAR). PAR são as longitudes de onda de luz que as plantas realmente podem usar para a fotosintese.
Quando se trata de luzes de cultivo, provavelmente tenha ouvido falar da «luz azul» versus «luz roja». Estes dois tipos de luz referem-se a diferentes sub-secções de PAR que utilizam as plantas durante a fotosintese para fins especificos. A «luz azul» existe na franja de 400 a 490 nanometros e ajudam a favorecer o crescimento vegetativo, enquanto que a «luz vermelha» existe na franja de 580 a 700 nanometros e ajuda a favorecer a floração e a frutificação.
Muitas luzes de cultivo disponiveis no mercado hoje em dia são luzes de «espectro completo«, o que significa que cobrem todo o espectro PAR, mais um pouco mais. Embora que tambem verá luzes de cultivo fabricadas especificamente para cobrir as franjas de luz azul ou vermelha, o que pode ajudar-te a adaptar a luz aos teus objetivos de crescimento especificos, se deseja.
Quantidade de luz
A quantidade de luz refere-se à força e a intensidade da luz que emite uma fonte de luz e mede-se em lumens. Quanto maior seja o indice de lumens, mais brilhante será a luz. Para as suculentas, uma luz de cultivo com uma classificação de lumens entre 2300 e 9300 (semelhante à luz do dia) é suficiente.
Potencia e eficiencia
A quantidade de eletricidade utilizanda por uma lampada de cultivo mede-se em watts. Para compreender a eficiencia de uma lampada de cultivo, precisaria compreender os lumens por watt. Quanto maior seja o numero, mais eficiente será a luz em termos de consumo de energia.
Tipos de luzes de cultivo
Atualmente há varias luzes de cultivo diferentes disponiveis no mercado, incluidas as de halogeneto de metal (MH), sódio de alta pressão (HPS), fluorescente e LED. Embora para aplicações de interior mais pequenas (em comparação com instalações de estufas medias e grandes), somente cobriremos em detalhe as luzes de cultivo florescente e os LED. Estas duas opções são excelentes para as suculentas e são algumas das luzes de cultivo mais disponiveis.
LED
As luzes de cultivo LED são a opção mais popular para cultivar suculentas em interiores. Os LED são energeticamente eficientes, duradouros e têm baixas temperaturas de funcionamento, o que significa que os produtores não têm que preocupar-se de que as plantas se queimam se a luz está demasiado perto. A principal desvantagem das luzes de cultivo LED é o custo inicial, mesmo que à medida que estas luzes voltam a ser mais populares e disponiveis, o custo relativo disminui com o tempo.
Luzes florescentes
As luzes de cultivo florescentes vêm em duas formas diferentes: luzes florescentes compactas (CFL) e tubos florescentes. Ambos podem usar-se com êxito para as suculentas, e a sua escolha provavelmente dependerá da quantidade de espaço que tenha disponivel para a configuração da sua iluminação de cultivo. As luzes florescentes tendem a ser economocas, eficientes e versateis. Embora não duram tanto como os LED e tambem tendem a aquecer mais que os LED, o que significa que os produtores devem ter cuidado ao colocar as luzes florescentes perto das plantas. As luzes florescentes tambem contêm mercurio, o que significa que sua eliminação é menos respeituosa com o meio ambiente. Atualmente tens disponivel na nossa loja online tubos led para o crescimento de plantas a um bom preço, experimenta e vais ver como o resultado é muito melhor que os tubos tradicionais.
Custo
As luzes de cultivo vêm numa grande gama de tamanhos, potencias e aplicações, pelo que o custo que pode esperar pagar por uma luz de crescimento tambem varia segundo para que se precisa. Se está à procura de uma luz pequena para favorecer o crescimento de uma ou duas plantas em casa, provavelmente possa encontrar uma luz de cultivo entre 15€ e 150€ que seja suficiente. De forma alternativa, se espera utilizar luzes de cultivo para cultivar muitas suculentas num espaço mais grande, é possivel que esteja a considerar um investimento maior, pelo menos centos de euros.
Como escolher uma luz de cultivo para suculentas
Agora que cubrimos os conceitos basicos das luzes de cultivo, é hora de descubrir que opção funcionaria melhor para si. Aqui há algumas preguntas que deve considerar a escolher uma luz de cultivo para adicionar à sua casa.
Como se utilizaria a luz de cultivo?
Utilizar a luz de crescimetno para completar a luz existente que recebe a sua suculenta no interior, ou espera criar uma configuração para a sua suculenta em vez de receber luz natural (que dizer, o sotão)? Se a sua suculenta já recebe uma boa quantidade de luz, a luz de crescimento que escolha não terá que ser tão forte como se planeara que fosse a principal fonte de luz da sua planta.
Qual é o teu orçamento?
Como mencionado acima, as luzes de cultivo estão disponiveis uma grande gama de preços. Estabelecer um orçamento para uma nova luz de cultivo ajudará a reduzir as suas opções potenciais.
Que tipo de espaço tens?
O espaçp que tens disponivel para uma luz de cultivo tambem ajudará a reduzir as tuas opções. As luzes de cultivo vêm em varios tamanhos diferentes, desde lampadas individuais até candeeiros de mesa e luzes de tubo grandes, pelo que medir o espaço com cuidado é outra consideração importante no momento de escolher uma luz de cultivo.
Preguntas mais frequentes sobre suculentas
- As suculentas precisam de uma luz de cultivo no interior?
Tecnicamente, as suculentas não precisam luzes de cultivo para sobreviver no interior. Embora, normalmente recomenda-se, especialmente se a sua casa não recebe pelos menos varias horas ao dia de luz solar direta e brilhante.
- As luzes de cultivo brancas funcionam para o cultivo de plantas?
Em resomo, sim! As luzes de cultivo que emitem luz branca, a diferença da luz vermelha ou azul, simplesmente cobre uma franja mais grande do espectro de luz visivel, pelo que não se centram tão estritamente no crescimento vegetativo versus frutificação/floração. Para os aficionados e os cultivadores de interior em particular, estas luzes são populares porque proporcionam um ambiente mais agradavel desde o ponto de vista estetico.
- Qual é a diferença entre uma luz LED standard e uma luz LED de cultivo?
Em poucas palabras, as luzes de cultivo LED estão feitas para cobrir as franjas especificas de luz visivel que as plantas precisam para crescer, enquanto que o proposito principal das luzes LED standard é proporcionar iluminação. Isto significa que, se as luzes LED normaos podem proporcionar algumas das longitudes de onda PAR que as plantas precisam para realizar a fotosintese, não proporcionaram toda a luz que as suas plantas precisam. Se é possivel, sempre se recomenda investir em luzes LED de cultivo especificas.