Quer renovar o seu sofá? Em vez de comprar um novo, tinha pensado que pode estofá-lo? Tanto se quer dar ao espaço uma mudança completa, como se simplesmente quer recuperar o seu aspecto anterior, estofar o sofá pode supôr uma grande mudança. Além de que estofar dá uma nova vida aos velhos moveis sem ter que dar ou tirar ao lixo. Por tanto, é uma opção de design muito ecologica e sustentável.
Estofar um sofá consiste na pratica de reformá-lo com um material novo. Normalmente, requer a retirada de todo o tecido do movel para substituir por outro novo. À continuação, vamos falar de como fazê-lo, e do preço para estofar o sofá em Madrid.
Como estofar um sofá
A maior parte do custo de estofar sofa de 2 lugares provém do tecido do estofado, que é relativamente grosso (por isso pode ser caro). Se decide pôr um tecido mais fino, tenha em conta que vai desgastar mais rapido e que outro projeto de voltar a estofar pode estar no futuro.
- Medir o sofá
Primeiro de tudo, ha que ter medidas precisas de cada peça de tecido do sofá, incluindo o tecido exterior do sofá, tecido interior, a coberta de poeira na parte inferior do sofá, e qualquer corda redonda estofada.
- Retirar a coberta de poeira
A maioria dos sofás têm uma fina capa de tecido, tambem conhecida como funda anti-poeira, agrafada na parte inferior do sofá. O proposito é proteger e aumentar a vida dos moveis, protegendo-os da poeira e das pragas.
- Retirar o estofado antigo
É possivel estofar o sofá sem retirar completamente o tecido velho (só há que colocar o novo por cima), não lhe recomendamos para quem quer um sofá se veja como novo. Embora, esta tactica funciona se quer cubrir uma pequena parte do estofado velho devido a uma mancha ou se não tem tempo suficiente para retirar tudo. Se a ideia de retirar todo o tecido lhe parece desanimador e quer uma renovação do sofá mais facil, consider a possibilidade de fazer uma funda para o sofá em vez de recorrer ao estofado para transformar os moveis.
- Adicionar o enchimento que precise
Uma vez retirados e destapados as almofadas do sofá, pode aproveitar para voltar a enchê-los para que pareçam novos. Mas há que ter cuidado com o excesso de enchimento, que pode fazer que o sofá pareça um pouco chamativo e exagerado.
- Repassar a moldura
Uma vez retirado todo o tecido antigo, ficará o enchimento e a estrutura do sofá. Se a estrutura precisa de uma renovação, pode retocá-la antes de colocar o novo tecido. Se decide pintá-lo, assegure-se de adicionar um selador para evitar que manche a roupa ou as almofadas no futuro.
- Cortar e colocar o novo tecido
Pode utilizar o tecido que foi retirado como padrões para cortar os novos tecidos para estofar um sofá. Desta forma, o novo tecido vai-se ajustar perfeitamente ao sofá.
- Volte a colocar a coberta anti-poeira
Uma vez que tenha terminado de agrafar o tecido no sofá, é o momento de voltar a colocar a funda anti-poeira que foi retirada no principio do projeto. Este pedaço de tecido tapa todos os agrafos debaixo, deixando o sofá com um aspeto limpo e ordenado (e tampando qualquer erro). Pode reutilizar a coberta anti-poeira original que foi retirada. Ou, se está em mau estado, corte e coloque um novo pedaço do tecido como coberta anti-poeira.
- Cortar e adicionar decorações
Muitos sofás vêm com cordas decorativas ou decorações para tapar os agrafos e adicionar um toque decorativo. Se esse é o caso do seu sofá, recomenda-se comprar um jogo de cordas e utilizar uma cola forte para tecidos para fixá-los ao sofá.
- Adicionar os toques finais
Por ultimo, há que fazer os toques finais para que fique ainda mais bonito. Se deseja, pode voltar a pintar as patas do sofá que se retiraram ao principio. Tambem pode cozer fundas de almofada para fazer as almofadas iguais com o tecido que sobrou.
Quanto custa estofar um sofá?
Estofar um sofá é um projeto meticuloso e longo que requer muita paciencia e trabalho duro. O estofado profissional de um sofá pode custar entre 600 e 4.000 euros, o que normalmente é tão caro como comprar um sofá novo. O custo total vem determinado pelo estado do sofá, os custos de transporte, e os elementos adicionais. A mão de obra custa entre 40 e 100 euros, por hora de media.