A época de verão chega ao fim, é hora de pensar no inverno! Tens duas opções para preparar a tua piscina elevada para o inverno, sendo a mais aconselhavel limpar e guardar a piscina adequadamente num lugar protegido do sol e do frio. Também é possível invernar a sua piscina sem a desmontar.
As piscinas desmontaveis devem proteger-se das temperaturas e dos residuos que poderiam acumular-se nela. Recomenda-se desmontar e guardar a tua piscina para invernar em vez de resguardar. Embora que se não pode guardar a piscina , deve pasar à invernação.
Guardar a tua piscina para o inverno
Se vives numa região propensa a invernos rigorosos, recomendamos esvaziar a estrutura, secá-la por completo e guardar num sitio seco e protegido da humidade. As estruturas tubulares são mais frágeis às condições climatéricas adversas.
1. Esvaziado Passos para esvaziar uma piscina
Desconecta o sistema de filtração, purifica-o! Assegura-te de que o esgoto esteja dirigido a um sitio onde a agua possa sair, pelo contrario, utiliza uma mangueira de regar ou de evaquação. Guarda o sistema de filtração do gelo e esvazia a piscina.
2. Limpeza da tua piscina
Lava a tua piscina com agua com sabão: escovar o interior e o exterior, não deixar manchas! Se a tua piscina tem rasto de bolor: esfrega com a escova adequada e um produto de limpeza da linha de água. Deixa secar o revestimento para evitar qualquer formação de bolor e utiliza um pano se é necessario.
3. Passos para guardar uma piscina
Depois de deixar que o revestimento se seque bem, espanhe talco para evitar que se cole. Dobrar cuidadosamente o forro e guardá-lo ao abrigo da geada.
INVERNAR A TUA PISCINA ACIMA DO SOLO: AS DIFERENTES OPÇÕES
Duas soluções de invernação estão disponiveis segundo a região na que vivas, falamos de invernação passiva ou ativa. A escolha vai depender principalmente das temperaturas exteriores no inverno e da localização dos teus equipamentos da piscina (filtração).
A escolha do metodo correto de invernação é importante para o estado da tua estrutura e os equipamentos. De fato, o gelo não perdoa e deixa marcas graves nas canalizações, obrigando-te a reparar rapidamente o circuito hidraulico. Para assegurar-te de tomar a decisão correta, aqui tens uma guia completa sobre quando e como invernar a tua piscina. Encontrarás como escolher o metodo de invernação adequado e os passos a seguir para preparar a tua piscina para o inverno.
O metodo ativo
Escolher a preparação ativa para o inverno da sua piscina
Consiste em deixar correr a piscina ao ralentim, deixando o sistema de filtração funcionando durante umas horas ao dia. Por suposto, isto deve combinar-se com uma manutenção regular.
Estes são os passos a seguir para fazê-lo corretamente:
- Espera que a temperatura da agua baixe e se estabilize por debaixo dos 15ºC.
- Limpe em profundidade o fundo e as paredes da sua piscina, assim como todo o equipamento (filtro de areia, skimmer, etc.). Se é necessario, não duvide em realizar um tratamento de choque. Tenha cuidado, em caso de um tratamento deste tipo, é importante deixar a filtração continua durante 24 horas.
- Equilibra a agua da tua piscina: o pH deve estar entre 7,2 e 7,4 PPM, o teu TAC deve estar entre 80 e 120 PPM (se não for assim deve subi-lo a 200 PPM) e o TH entre 150 e 250 PPM.
- Desligue os equipamentos auxiliares (processamento automatico, regulação do pH).
- Reduza o tempo que dedica à filtração. Recomendamos filtrar de 4 a.m. a 7 a.m., quando o risco de geada é maior (ao redor das 5 a.m.). Deve saber que durante a preparação para o inverno da sua piscina, não vai precisar de tratar a piscina. Tudo o que tem que fazer é verificar os niveis de pH, TAC e TH com regularidade e ajustá-los se necessario.
- Se deseja, tape a piscina com uma lona de inverno. Isto não é obrigatorio, mas vai permitir proteger a piscina das folhas e os residuos externos. Tambem pode optar por uma cuberta para piscinas.
O metodo passivo
À diferença da solução anterior, a preparação passiva para o inverno não requer nenhuma manutenção durante o inverno. O unico que tem que fazer é fechar a piscina por completo: filtração, manutenção, limpeza… Descanso completo! Estes são os passos a seguir para o fazer corretamente:
- Espere até que a temperatura da agua baixe dos 15ºC para começar a pôr a piscina a dormir.
- Proceda com uma limpeza completa da piscina, assim como de todo o equipamento.
- Equilibra a agua da tua piscina: o pH deve estar entre 7,2 e 7,4 PPM, o teu TAC deve estar entre 80 e 120 PPM (se não for assim deve subir a 200 PPM) e o TH entre 150 e 250 PPM. Realiza tambem um tratamento de choque. Não se esqueça de deixar que a filtração funcione durante 24 horas.
- Descalcifica o filtro da areia.
- À continuação, baixe o nivel da agua do estanque a uns 10 cm por debaixo dos skimmers e as bocas de descarga.
- Depois pare a filtração da piscina e proceda a drenagem e purga de todos os seus equipamentos e canos com o fim de evaquar completamente a agua do circuito. Uma vez realizada esta ação, assegure-se de colocar a valvula do filtro de areia na posição fechada ou preparada para o inverno segundo o modelo.
- Configure os diferentes acessorios de inverno que protegam o equipamento e a piscina da congelação: tampas (para as fichas das escovas e as bocas de descarga), garrafas (para os skimmers), flutadores (para colocar em diagonal na superficie da agua), etc.
- À continuação, vertir o produto de preparação para o inverno na piscina.
- Se tem uma piscina enterrada, suba o nivel da agua da piscina ao nivel original.
- Por ultimo, tape a piscina com uma coberta de inverno, o una cobertura de policarbonato
Conclusão
Se vives numa zona onde tende a congelar-se com frequencia, é recomendavel realizar um metodo passivo. Isto vai permitir proteger o seu equipamento do frio e às geadas. Pelo contrario, se vive numa zona onde o inverno é normalmente «suave», recomenda-se optar pelo metodo ativo. O teu equipamento não terá medo de nada durante o inverno e voltar a pôr em marcha a piscina será mais facil e rapido quando lhe chegue o bom tempo.