Talvez nunca tenha parado a pensar como pode influir o design do interior de um escritorio no desenvolvimento do trabalho e a produtividade dos seus trabalhadores. É preciso dizer que no interior de um escritorio moderno deve pensar-se, e muito, até no mais minimo pormenor.
Então, quais são os pontos principais que afetam à atmosfera dentro do equipamento de trabalho e a produtividade geral do mesmo? Porque as empresas de fama mundial contratam contratar designers profissionais para projetar o interior do espaço dos escritorios? Para responder a estas perguntas, há que entender primeiro como o design e a disposição de um espaço do escritorio, afetam ao estado de animo das pessoas e levam-nas, ou não, ao êxito.
À continuação, trataremos os pontos mais importantes a ter em conta no momento de projetar um escritorio da maneira mais eficiente possivel.
A cor afeta ao estado de animo
A principal regra que devemos ter sempre em conta, enquanto à cor do interior de um escritorio, é não utilizar cores demasiao fortes e brilhantes, uma vez que isto irá sobrecarregar os centros visuais e as pessoas que ali trabalham vão se cansar rapidamente e inclusive podem voltar algo irritantes.
Um bom design de oficina que deve levar uma composição unica no esquema de cor. Por exemplo, um quarto em tons cinzentos ou beje, serão uma boa base para experimentar com a criatividade. Neste caso pode adicionar algum pormenor que destaque no escritorio, como algumas cadeiras em tons mais coloridos que lhe dê um ar elegante ao espaço e que faça um bonito contraste.
Tambem há que ter em conta que os tons frios criem stress mental, pelo que não sabe pintar as paredes nunca num tom azul por exemplo.
Utilize sempre cores quentes que atuam como relaxantes e não causam apatia nem agresividade.
Um escritorio aberto resulta desconcertante
Os escritorios em espaços diafanos têm os seus pros e os seus contras. um dos seus pros mais destacado seria a eficiencia no trabalho, pois os empregados sem uma sensação constante de ser observados e, isto significa que não são tão distraídos por outras questões. Em vez disso, um dos contras mais importante é que os espaços diafanos acabam criando uma forte tensão nervosa, o que faz com que os trabalhadores acabem queimados rapidamente, e terminam renunciando ao posto, à procura de um sitio mais comodo para trabalhar.
Uma boa solução a estes espaços pode ser fazer partições moveis. São uns ecrãs que se instalam entre mesas, criando assim uma zona de privacidade sem perder espaço util da oficina.
A decoração dos espaços cria comodidade
Algo a ter em conta tambem no momento de projetar um escritorio é que a produtividade do trabalho vê-se afetada pela forma em que projeta este sitio.
A comodidade pode-se criar de varias maneiras. Um a ideia interessante poderia ser decorar o escritorio com um grande painel ou pintura numa das paredes da estancia. Pode substituir as persianas aburrecidas com as tipicas cortinas de tela.
Alem disso, pode complementar o interior com alguns aolhedores moveis tapizados, para que os empregados possam chegar a sentir-se como em casa.
Um espaço conjunto para a recriação une à equipa
Algo a valorar bastante nas empresas, deveria ser a disposição de uma zona de recriação para os empregados. Isto ajuda a aumentar significativamente a produtividade laboral. Pois os empregados sabem que podem ter um breve descanso do trabalho, e restabelecer tranquilamente num canto tranquilo.
Os estudos mostam que é melhor movilar essas areas com sofas duplos e poltronas classicas, e não colocar unicamente um sofa grande, pois isto faz que os empregados sentem-se incomodos ao ter que lutar diariamente por ver quem escolhe o primeiro sitio.
As plantas adicionam calma
Uma afirmação positiva é que quantas mais plantas vivas ou artificiais haja no escritorio, mais tranquilos vão se sentir os empregados. Isto deve-se que a pessoa no seu nivel subconsciente considera a abundancia de vegetação como uma ilha segura na que se enconder, criando essa sensação de calma e tranquilidade.
Isto pode aplicar-se não só às platas, senão que tambem a qualquer elemento natural como pequenas fontes de mesa, uma parede com um candeeiro de burbulhas, moveis de madeira, etc.
A luz afeta a nivel de alegria
É muito importante escolher a luminação adequada no escritorio.
A luz fria e azulada imita a luz da lua,com que faz que inconscientemente reconhecemos como noturna. Pelo que a produtividade em tais condicionais será praticamente nula.
A luz branco quente é similar à iluminação do amanecer ou do atardecer e é uma das mais efetivas para estimular o trabalho. O corpo pensa que agora é so o começo do dia e é necessario ativar todas as forças e recargas de energia. No entanto, é impossivel trabalhar durante muito tempo com essa iluminação , pois a fadiga apresentaria rapidamente depois de um aumento de força tão intensa.
A luz branco neutro imita melhor o sol do meio-dia, pelo que seria a melhor opção para trabalhar numas condições optimas. A melhor distribuição das fontes de luz seria instalar varias espalhadas em diferentes pontos do escritorio. E ainda melhor, se organizam-se a iluminação de forma pessoal com a ajuda de um candeeiro de pé ou de mesa em cada sitio de trabalho.