Vamos detalhar alguns conselhos muito uteis para uma correta instalação de fitas LED monocolor e RGB (12/24V) e que material é preciso para poder fazê-lo. Vamos centrar-nos nas fitas LED flexiveis que são muito faceis de instalar graças a um adesivo 3M na parte posterior da fita que pega-se a qualquer superficie. Em outro dos nossos artigos pode ver como escolher uma fita led adequada para a sua instalação.
Uma das grandes vantagens das Fitas de LED é que as podemos fazer do tamanho que precisamos, já que podemos cortar a fita para ajustá-la a um tamanho requerido ou empalmar-la com outra para fazer mais longa ou fazer esquinas ou curvas.
Passos basicos para a instalação de uma fita LED
- Mede o espaço onde vai pendurar a fita.
- Corte o tramo necessario segundo o espaço onde vai-se instalar. COrte a fita pelas zonas marcadas segundo o modelo.
- Limpe a superficie onde se vai colar a fita, retire o protetor adesivo da parte posterior e cole na zona selecionada.
- Conecta o final da fita ao conector e este à sua vez à fonte de alimentação. Se a longitude que vamos pôr é superior aos 8 metros, temos que instalar um amplificador de potência para que chegue bem o sinal a toda a fita.
- Conectar fonte de alimentação e pronto. A fonte de alimentação da fita LED será como o total de vatios (W) que tenha o tramo que vamos instalar. Temos que ter em conta a potênica do controlador e do amplificador.
Cortando, soldando e empalmando tramos de fitas LED
Cortar fitas led: As fitas LED devem ser cortadas sempre pelas linhas de divisão marcadas na fita com umas tesouras. Os cortes efetuam-se dependendo do modelo da fita LED. Os tramos restantes podem-se seguir utilizando, sempre soldando cabos de conexão ao extremo dividido.
Soldando fitas led: Todas as fitas divisiveis têm linhas marcadas para poder uni-las atraves de soldaduras. Tenha cuidado de que o soldador mantenha um breve contato com a fita ao solda-la, já que o excesso de calor danificaria o condutor, com o resultado de que não funcione a fita.
Aviso importante de garantia: A divisão e soldadura das fitas não está coberta pela garantia já que seria a sua responsabilidade. Fitas cortadas e peças soltas tambem estão excluidas de toda garantia.
Empalmando tramos de fita led: Segundo como em que situação fazemos o empalme, usamos um tipo de conector ou outro. Os empalmes podem ser:
- Lineares quando se fazem os emplames de fitas em linha recta. Existem conectores rigidos e flexiveis para fazer esse tipo de empalmes.
- Em ângulo. Para empalmar fitas led em esquinas ou corners. Este tipo de conectores que empalmam as fitas nestas ocasiões vão soldadas.
Ver conectores rigidos e cabos de conexão para empalmes entre fitas RGB e Monocolor
Quando há que utilizar um amplificador?
Na instalação sempre que vamos utilizar um controlador (monocolor ou RGB) e a longitude seja mais de 8 metros, faltaria um amplificador cada 8 metros para que tanto o sinal como a intensidade chegue perfeitamente a toda a fita led. Por norma nas fitas LED monocolor não é preciso instalar um controlador, mas sim queremos ter um controle da intensidade de luz, fazia falta o amplificador.
Exemplos de Instalação para fitas LED monocolor
Todos os cabos na instalação devem ter a mesma longitude.
A. Instalação de 2 fitas led monocolor a uma fonte de alimentação
B. Instalação basica de fitas monocolor
C. Instalação de 4 fitas monocolor em paralelo
D. Instalação de 4 fitas formando um quadrado
Exemplos de Instalação para fitas LED RGB
Revisar as especificações tecnicas do controlador e fitas led a utilizar na instalação para saber o maximo de metros de fita que pode suportar o controlador.
A. Instalação de 4 fitas RGB de 5 metros seguidas
B. Instalação de 4 fitas RBG em paralelo
C. Instalação de mais de 20 metros de fitas LED RGB – caso 1
D. Instalação de mais de 20 metros de fitas LED RGB – Caso 2