Muitas vezes quando compramos algum dispositivo que precisa um comando à distancia ou controle remoto não pensamos se é IR ou é RF. Habitualmente, em um principio, não é preciso ter isto em conta. Por exemplo, ao comprar uma televisão o comando que inclui normalmente deve ser IR e não pensamos que seja RF.
Embora seja obvio para todos, um controle remoto ou comando à distancia é um dispositivo electronico usado para realizar uma operação remota sobre uma maquina ou dispositivo.
Que comando à distancia (controle remoto) é melhor, IR ou RF?
Pois a resposta é que depende do uso que vamos fazer com esse comando. Vamos explicar como funciona cada um destes tipos de controle remoto e vemos as diferenças entre eles. Desta forma, dependendo da instalação que vamos fazer sabemos o que é melhor em cada momento.
Controle remoto IR
O comando à distancia contem um circuito interno, um processador e um ou dois LED (Light Emitting Diode) que emite o sinal infra-vermelho.
O controle remoto IR (infra-vermelho) ou comando à distancia de infra-vermelho funciona emitindo pulsos de luz infra-vermelha (por debaixo do visivel). O sinal infra-vermelho transmite o codigo correspondente ao botão do comando à distancia pulsado ao dispositivo em forma de uma serie de impulsos de luz infra-vermelha. O receptor recebe a serie de impulsos de infra-vermelhos e passa-os a um processador que descodifica e ativam uma determinada função do dispositivo.
Este tipo de sinal tem muito pouco alcance, apenas uns metros, comparada com o sinal de radiofrequência. É muito «direccional», que dizer, é preciso que o emissor do sinal infra-vermelho aponte ao receptor. Se o sinal é muito debil, falta de bateria no comando, podemos ver que é preciso apontar diretamente e inclusive perto do receptor.
Os obstáculos entre o comando e o receptor influi muito no sinal, não chega ao seu destino. Isto de certeza que já experimentou com o comando à distancia da televisão, quando alguem se pôe entre o comando e a televisão não chega o sinal.
Podemos concluir com os comandos à distancia por infra-vermelhos são bons para os casos que só temos um dispositivo já que não abre tanto o sinal que emite como para alcançar varios dispositivos.
Caso pratico:
Temos uma fita de led RGB, com um controlador e um comando à distancia IR. Se fazemos a instalação com o comando á distancia IR seria suficiente. Mas se temos dois tramos de fita instalados um a cada lado de uma divisão. Seguramente que ao pressionar com o comando o sinal chega bem ao controlador que esteja mais perto e apontamos diretamente e o outro tramos não responde ao sinal.
Controle remoto RF
À diferença do sinal infra-vermelho, as ondas de radiofrequência podem atravessar obstáculos como paredes e portas. Chegam mais longe mas o conceito de funcionamento é similar. Os controles remotos de radiofrequência são mais utilizados quando é preciso um rango de ação superior como em comandos à distancia de portas automaticas, sistemas de alarme ou brinquedos de radio-controle. Isto deve-se a que tem uma maior longitude de onda que as ondas infra-vermehas.
O sinal de radiofrequência tem mais alcance, consome mais energia e pode produzir interferências (isto podemos comprovar quando esta a ouvir a radio e começas a ouvir um ruido no sinal).
Podemos concluir, que este tipo de controle remoto é ideal para aqueles casos onde temos que enviar um sinal a varios receptores ao mesmo tempo e estar seguros que o sinal chega ao seu destino. São ideais para o controle multizona. No exemplo anterior que pusemos, não temos problemas em mudar a cor da fita esteja onde esteja o receptor.
Não se trata de uma batalha para ver qual é o melhor mas, trata-se de ver que preciso em cada tipo de instalação. Valorar os pros e os contras antes de tomar a decisão da compra de um controle remoto ou comando à distancia.
Caso pratico
Candeeiro led de pe Lumo Rondigi RGB: é um candeeiro de pé que podemos controlar tanto as cores como a intensidade da luz.
Neste caso o comando à distancia é IR. Podemos instalar sem problemas um comando RF. Mas neste caso de ter dois destes candeeiros em casa, com o comando RF, de certeza que ao mudar a cor de uma delas altera a outra tambem. Se é o que quer perfeito, mas, e se estão em diferentes divisões e quer ter uma desligada e outra não?. Vemos que neste caso seria melhor um comando IR, já que tem menos alcance.
É neste caso, não só temos que ter em conta a instalação que vamos fazer, senão o uso que vamos fazer desta instalação.