O mercado do LED começa a ser muito denso e confuso, milhares de produtos aparentemente iguais desdobram-se diante de nós e não sabemos muito bem as suas diferenças e vantagens. Nesta ocasião, vamos estudar as diferenças entre 3 tipos de luminárias LED:
- LED SMD (surface mounted device)
- LED COB (chip on board – chip na placa)
- MICROLED
Em principio, os 3 tipos de luminárias usam tecnologia LED, o que realmente fazem-nas diferentes é a propria construção da luminária e na forma na que estão projetadas para dissipar o calor produzido pela iluminação. A gestão termica da luminária é essencial para garantizar a duração e o correto funcionamento de uma lâmpada LED. O calor produzido pelas luminárias sempre emitem-se em direção contraria ao feixe de luz, o qu equer dizer que o calor vai direto à parte traseira da luminária onde encontra-se o chip. Por isso, é preciso dissipar o calor produzido corretamente para evitar o sufrimento do chip e que repercute no rendimento.
Tanto o MICROLED como o LED COB estão construidos como uma matriz de LEDs, quer dizer uma concentração de LEDs numa pastilha recoberta de silicone. Graças que tem insertadas uma multitude de LEDs num mesmo encapsulado, os LED COB (chip na placa) e os MICROLED têm uma gestão do calor muito melhor que as luminárias LED SMD. Esta gestõa além de optimizar a gestão do calor, suporta longos periodos de actividade, o que fazem que os MICROLED e LED COB especialmente propicios para a sua instalação em lugares de trabalho onde requer-se longas horas ligado.
As luminárias com LED COB (Surface Mounted Device) ao estar encapsuladas superficialmente com uma resina, normalmente são mais indicadas para instalar-se em lugares de menor exigencia como zonas de passagem ou para quando seja necessaria uma luz tenue. O chip LED SMD pode alcançar altas temperaturas quando não é gerido adequadamente.
MICROLED
LED COB
LED SMD
DIP SMD
MICROLED e LED COB
- Têm um rendimento luminico de até 120 lumens/vatio, duas vezes mais que um SMD
- Ângulo de abertura de até 160º
- A intensidade lumínica é maior sem necessidade de concentrar tanto o feixe de luz
- Maior durabilidade ao não precisar de um circuito eléctrico para o seu funcionamento
- Luz multidirecional sem brilho
- Melhor gestão das flutuações eléctricas
LED SMD
- Rendimento lumínico entre 60-70 lúmens/vatio, a metade que os LED COB
- Ângulo de abertura de até 360º já que os LEDs podem-se distruibuir por toda a luminária.
- Se danifica-se algum LED existe um dispositivo que os alimenta para que o resto funcione sem problemas.
- Não estão projetadas para estar continuamente ligadas, já que produz muito calor e pode actar ao seu rendimento.
- Graças à distribuição de LED pela luminária e combinando os tres LEDs de cores primarios pode-se criar diferentes cores.
- Ao não levar filamentos são muito resistentes aos golpes e movimentos
- Emite luz unidirecional exclusivamente, por isso é adequada para as moradias.