Que diferença há entre lumen e lux?
Hoje em dia e com o consumo como dado vital na hora de selecionar uma luminária, já não serve só comparar as potências (W) das luminárias, precisamos tambem comparar o rendimento luminico pela sua potência. Ai entra em jogo dois parametros lumens (Lm) e os luxes (lux).
Vamos explicar qual é a diferença e a sua equivalencia:
Que é um lumen?
- Lumen (Lm): É a unidade do Sistema Internacional para medir o fluxo luminoso.
A medida da potência luminosa emitida em um ângulo determinado por uma fonte, quer dizer, a unidade que indica a “quantidade” total de luz que percebemos em um ângulo determinado.
Que é um Lux?
- Luxes (Lux): É a unidade derivada do Sistema Internacional de Unidades para o nivel de iluminação. É a sensação de luminosidade. A sua equivalencia é de um lumen/m2. Utiliza-se em fotometria como medida, tomando em conta as diferentes longitudes de onda segundo a funç4ao de luminosidade, um modelo standard da sensibilidade à luz do olho humano. Resumindo, é a quantidade de luz que temos em um metro quadrado.

Exemplo pratico
Que um foco LED de 100W seja capaz de emitir 1000 lumens, não significa que dê muita sensação de luz, depende do seu ângulo de abertura e o espaço a iluminar; por exemplo, se ilumina 10 metros quadrados só temos 100 luxes em total (muito escuro) mas se estamos numa estancia de 1 metro quadrado temos 1000 lumens (muita luz).
As lâmpadas LED emitem a sua luz num ângulo determinado a diferença das lâmpadas incandescentes que emitem a sua luz a 360 º (perdendo a sua eficiencia). O LED aproveita melhor a sua luz por esse motivo, com um menor consumo podemos emitir 1000 lumens com tão só 11W (poupança de 90%) e um ângulo de 120 º iluminando diretamente por onde nos mechemos (não para o teto) e por tanto a sensação de luz destes 1000 lumens será maior à lâmpada convencional.