Não todas as fitas led são iguais, por isso é muito importante que na hora de comprar uma conheças as suas caracteristicas principais e podes diferenciar entre uma fita de boa qualidade e outra de má qualidade. Evidentemente a utilização e o tipo de instalação da fita led determina em grande medida o dinheiro que deveriamos investir nela para que assuma a sua missão com garantias.
O preço não é tudo
O preço das fitas led tem que estar ligado às suas caracteristicas que requer a luminária segundo a sua missão, uma fita led economica não tem porque dar um mal serviço sempre e quando os requisitos minimos que requer para desempenhar o seu trabalho que os cumpra. Para que tenha uma ideia, não tem os mesmos requerimentos luminicos e de proteção uma fita led destinada a estar encastrada numa vitrina que uma destinada a decorar o exterior de uma casa.
Desde a democratização da iluminação led ao sector «não professional» e a lares em geral, a procura de fitas led está a multiplicar-se podendo comprar em multitude de comercios e grandes superficies a preços realmente baixos. Não obstante, a alta competência do setor obriga a muitas empresas a entrar numa guerra de preços, na qual muitas vezes termina reduzindo a qualidade do produto para poder competir.
5 + 1 factores determinantes de qualidade
É muito dificil diferenciar fitas de má ou boa qualidade a simples vista, já que podem parecer exactamente iguais; não obstante o seus componentes são muito diferentes e estes são os que determinam a qualidade, o rendimento e o preço final da fita. A baixa qualidade dos materiais pode provocar que a fita led ilumine com menor intensidade, com má qualidade de luz, o que «queime-se» aos poucos meses de utilização.
Vamos ver os factores principais:
1. Placa PCB
A sua qualidade é o factor fundamental para determinar a duração e qualidade da fita led. É uma placa de cobre que recorre a fita e sobre donde vão montados os CHIP de LED. As suas funções principais são transportar a corrente que alimenta aos diodos led e dissipar o calor que produzem.
A qualidade do PCB normalmente vem dada pelo grossor e a largura da placa, quanto mais grossa e larga é, maior é a qualidade de cobre que tem.
A concentração de cobre nas placas PCB têm 3 beneficios para as fitas LED:
- Transmissão de energia: Um PCB grosso dispôe de um maior volume de cobre, permitindo transmitir a energia pela fita com mais facilidade garantizando uma maior e melhor luminosidade. A mais fina seja o condutor, maior será a perda de voltagem perdendo luminosidade ao final da fita pela caida de tensão.
- Dissipação de calor: A temperatura é o principal factor para determinar a duração do chip LED. Quando um chip aquece em excesso reduz as suas prestações e a sua durabilidade. Um PCB grosso ajuda a dissipar melhor o calor, enquanto que um fino pode provocar o sobre-aquecimento dos LED.
- Resistencia às rupturas: Um PCB demasiado fino determina uma fita muito fragil e dificil de manipular, já que podiamos provocar rupturas e curto-circuito ao dobrar a fita para a sua colocação.
Resumindo, com um PCB demasiado fino obtemos uma fita fragil e provocariamos leds de pouco brilho e com um alto risco de acumulação de calor e falho do chip led.
O alto valor de cobre faz que o PCB seja o primeiro afetado ao reduzir custos, pelo que é muito facil detetar quando uma fita tem pouco cobre; são muito baratas.
2. Chip LED
Sobre os chips estão montados os diodos, que são os emissores de luz da fita. A marca e fabricação de estes Chip LED determina a qualidade da luz e a duração das fitas. Marcas de referência como EPISTAR, Samsung e CREE oferecem a maxima garantia de iluminação e durabilidade. Um led de alta qualidade é entre 30 a 50% mais brilhante que um economico e além disso aporta a nossa luminária:
- Alto nivel de CRI, o que proporciona-nos cores mais vibrantes, profundas e reais.
- Maior consistencia na cor, não tem tonalidades entre fitas led do mesmo tipo.
- Maior vida util. Durabilidade perto à publicitada nas especificações.
Um LED de baixa qualidade tem menor crilhom baixo CRI (produzindo cores opacas o sem vida) e uma baixa probabilidade de falho fazendo a sua vida util mais curta.
3. Resistencias electronicas
As fitas LED contam com pequenas resistencias internas que limitam a corrente que chega aos diodos LED. Em fitras de boa qualidade, as resistencias estão calculadas para que a corrente do LED seja a ideal. Não obstante, as fitas de baixa qualidade «maquilham» a utilizaçõa de chips de má qualidade proporcionando uma corrente maior à ideal para fazer brilhar mais os diodos led parecendo mais às fitas de custos superiores; o problema é que o excesso de corrente faz que as fitas deteriorem-se rapidamente e reduzam a sua luminosidade e vida util drasticamente.
4. Recubrimento
Um recubrimento de má qualidade ou deficiente não tem as devidas proteções quimicas para extender a vida do material utilizado, pelo que podem endurecer-se por o efeito de calor e produzir rachas, reduzir a sua transparencia e além que podem colocar-se de um tom amarelo em pouco tempo, devido à degradação da cobertura. Isto pode produzir que a agua e outros elementos afetem a electronica do LED, produzindo falhos. Em fitas de boa qualidade podemos encontrar um recubrimento mais duradouro, transparente, flexivel e com uma maior resistencia à coloração.
5. Adhesivo
O reduzir custos pode afetar à qualidade inclusive à cola de fixação da parte traseira das fitas. Em fitas de alta qualidade, normalmente utiliza-se um adesivo especial de marca 3M, que é ideal para conseguir uma fixação confiavel em muitas superficies. As fitas economicas normalmente têm um adesivo genérico, que com o calor pode chegar a derreter-se e desprender oferecendo uma capacidade minima de aderência.
6. Preço
Uma forma muito facil de identificar fitas de baixa qualidade, é pelo seu preço, se está muito por debaixo do promedio, seguramente os custos foram reduzidos de alguma aspecto tecnico importante.
Resumindo
Como vemos a qualidade de cada um dos materiais paga-se e tem importancia tanto na iluminação como na durabilidade da fita, mas… É preciso ter sempre a maxima qualidade de fitas led? A responsta é não, depende ao 100% do tipo de instalação e funções da fita led.
Não todos os projetos requerema mesma qualidade, ao igual que com a compra de um carro, onde tanto as suas prestações e preço decidem-se segundo cometidfo com as fitas led passa exactamente o mesmo. Em função da qualidade de iluminação, quantidade de luminosidade, horas de funcionamento e lugar da instalação da fita led, temos que decidir o tipo de chip, a densidade de diodos ou a proteção IP da nossa fita.
Resumindo um pouco os factores mencionados anteriormente e que deves de ter em conta antes de comprar uma fita led:
Fitas de alta qualidade
- PCB grosso. Melhor passagem da corrente e optima dissipação do calor.
- CHIP LED de alta qualidade e marca reconhecida. Resistencia e 30% mais de luminosidade.
- Boas resistencias. Boa construção e materiais.
Fitas de baixa qualidade
- PCB fino. Menor brilho e má dissipação do calor.
- CHIP LED genericos. Menor resistencia e luminosidade.
- Resistencias Inadequadas. Construção deficiente.
Desde Ledbox aconselhamos medir bem as necessidades do nosso projeto ou instalação para acertar na compra de uma fita led que nos aporte garantias e luminosidade suficiente para desempenhar à perfeição com o seu cometido sem gastar de mais nem ficar curto e ter que gastar duas vezes.
Tem alguma duvida? Entre em contato com o nosso serviço tecnico e ajudamos-lhe a escolher a melhor fita em relação qualidade preço segundo as suas necessidades.