Beneficios da iluminação LED em supermercados
Melhora na visibilidade e impacto ao consumidor
Uma parte importante do êxito de um estabelecimento é a sua imagem, e uma parte importante dessa imagem é a iluminação. Segundo indicam estudos de consumo, a cor dos produtos frescos é o atribuito mais importante para o cliente na hora de decidir a sua compra. Uma boa iluminação dos expositores destaca as cores naturais e o produto exibe uma imagem fresce e sugerente. Um bom projeto de iluminação é vital para tirar o maximo partido aos produtos já que um excesso de luz ou a escolha da fonte erronea pode decolorar os produtos frescos e fazê-los menos apeteciveis.
Talvez a secção que obtem mais relevancia dentro dos supermercados são os expositores de alimentos frescos. É aqui onde o comprador decide tanto o nivel de serviço do comercio como a qualidade dos produtos expostos. A iluminação de expositores é um factor chave que distingue um comercio normal de um superior. Uma boa iluminação realça a cor e a naturalidade dos produtos, captando a atenção dos clientes e chamando e estimulando o seu interesse nos produtos. Os clientes sempre associam o aspeto dos produtos frescos com o seu sabor e na grande maioria das ocasiões deixam-se levar pela vista na hora de tomar uma decisão de compra.
Temperatura de cor segundo produto
Economia energetica
É complicado dizer a economia energetica que pode aportar a iluminação led nos supermercados e que cada um tem as suas proprias particularidades, variam entre eles, luz natural, produtos ou tamanho mas podiamos dizer que em geral pode-se conseguir economias de até o 50% em energia.
As luminárias LEDs não só iluminam o interior dos supermercados, a economia aumenta se instala-se em exterior, parkings, elevadores ou rotulos luminosos.
A tudo isto há que ter em conta tambem que graças à longa vida util das luminárias LEDs os rotulos brilham durante anos sem nenhum tipo de falho poupando em reposições e manutenção. Nas lâmpadas tradicionais florescentes, ao ser mais sensiveis às vibrações e ao frio (o seu ciclo de vida em condições de congelação é de entre 6 e 12 meses), o fluxo luminoso disminui rapidamente criando manchas turvas, um efeito que ao cliente lhe resulta visualmente desagradavel.
Optima conservação dos alimentos
A tecnologio LED ajuda a uma optima manutenção dos produtos sobretudo os frescos. Os LEDs não emitem calor, nem raios UVA nem infra-vermelhos e por isso são ideais para iluminar os produtos que oferece ao consumidor. A substituição de unidades de luz nos moveis frigorificos permite que não deteriorem-se os alimentos em areas especialmente conflictivas como o talho, onde perderia-se muita mercadoria.
Redução do impacto medio ambiental
A sostenibilidade é muito importante para as marcas, os supermercados não são alheios a esta tendencia. A eficiencia da tecnologia LED na hora de reduzir o impacto meio ambiental, fez com que muitas correntes de distribuição alimentaria inclui-a nos seus planes de redução de emissoões CO2. A este dado tinhamos que ter que sumar a economia ocasionada pelo menor consumo em ar acondicionado nos supermercados equipados com iluminação LED, já que está tecnologia não produz calor. Por ultimo vale a pena anotar que as luminárias LED duram até 8 vezes mais que as standard com o que produz-se menos residuos para o planeta.
O grupo Carrefour levou a cabo a substituição das lâmpadas tradicionais por LEDs para conseguir disminuir um 40% as emisões de CO2 em 2020, tendo como referencia as do ano 2009.
Alguns ejemplos de economia
- É a cooperativa mais grande da bacia do mediterrâneo. Entre as suas metas medio ambientais encontrava-se a redução da sua pegada de carbono em um 5%. A cooperativa substituiu a iluminação de toda a loja a tecnologia LED. Graças a esta substituição, consegue economias energeticas de um 50%. Além de eliminar os custos de manutenção mantendo os mesmos niveis de luz.
- SPAR: A corrente austriaca de supermercados levou a cabo uma profunda renovação das suas instalações luminicas (iluminação de segurança, estantes e espaços exteriores) reduzindo um 50% o seu consumo energetico e com a previsão de disminuir as suas emisões de CO2 entre 50 e 80 toneladas.
- Lidl: Dentro da suas estrategia corporativa de responsabilidade com o meio ambiente, “Comprometidos com o amanhã”, a corrente alemã de supermercados pretende evitar a emisão de 700 toneladas de CO2. Além disso, a instalação de uma melhora significativa na conservação dos seus alimentos já que não emite calor nem raios UVA nem infra-vermelhos.
- IKEA: Os estudios que fez do gigante sueco da sua nova e completamente equipada loja com tecnologia LED Alfafar (Valencia), reduziu um 40% o seu consumo energetico e deixou de emitir à atmosfera 116 toneladas de CO2 ao ano.
- OpenCor: As lojas de El Corte Ingles têm um horario de abertura superior aos convencionais, a substituição de 10.000 unidades de luz nos moveis de frio permitiu que não deteriorem-se os alimentos em areas como o talho, onde perde-se muita mercadoria.
- DIA: A corrente de supermercados realizou a alteração da iluminação nos muros de frango e carne devido á sua melhor conservação com a tecnologia LED. Mais de 1.500 lojas foram instalados um total de 350.000 tubos LEDs, e esperam obter uma economia de energia anual de ao redor de 7 milhões de euros junto com uma redução de 20.800 toneladas de CO2.