Estamos a despedir as lâmpadas de incandescencia, as de baixo consumo são as atuais, mas por pouco tempo, já estão aqui os LEDs, encontram-se já na maioria de comercios e são impostas a marchas forçadas. O seu preço é caro?, tudo é relativo. Tambem são caras as de baixo consumo, mas a duração e economia de energia compensa.
Quais são as vantagens dos LEDs.
- Consome um 80-90% menos de electricidade, que uma lâmpada convencional.
- A vida media é de 100.000 horas. Sim, está bem escrito. É equivalente a 35 anos a 8 horas diarias. As de incandescencia durão 1.000 horas, ou seja 100 vezes menos.
- Não contêm tungsteno como as lâmpadas normais, nem mercurio como a iluminação florescente e são recicláveis.
- Não desprendem calor, como as lâmpadas standars, pelo que podemos iluminar sitios com pouco espaço ou que não admitam calor.
- Não precisam manutenção, nem se fundem. São extremadamente resistentes.
O que é um LED?
LED, são as siglas em inglês de «Diodo Emisor de Luz». Como o nome indica, é um dispositivo electronico que emite luz. São pequenos diodos, que produzem luz, quando uma corrente electrica passa atraves do material semi-condutor, do que estão feitos.
Como não têm uma resistência que possa romper-se ou queimar-se, a diferença de uma lâmpada convencional, duram muito.
Repare, que já quase todas as lanternas atuais vão com LEDs, e como consomem tão pouco, há aqueles que têm uma mãozinha, que ao dar-lhe voltas, carregam atraves de uma pequena dínamo, uma bateria mais pequena, que é a que liga os LEDs. Ou seja, que já nem sequer necessitamos pilhas.
Artigo extraido de www.ddecoracion.com