O 22 de março celebra-se o Dia Mundial da Agua e por isso em Madrid montou-se o projecto de iluminação «Ilusão: Travessias de luz«, uma intervenção luminica na que a desenhista Luisa Alvarez e a sua equipa pretendem destacar o valor da agua e a importancia para o funcionamento do planeta.
A instalação simula um rio formado por espelhos ao longo dos 120 metros do Passeio do Rei e que termina na Porta do Rei em Madrid.
O jardim transformou-se num escenario noturno que muda a percepção do que é, segundo os madrilenhos, o oasis de aquela cidade. Desta montagem destaca o efeito espelho da agua, protagonista dos jardins renacentistas e barrocos.
Por primeira vez neste sitio programaram-se visitas guiadas noturnas para que o publico geral disfrute da novidade. O recorrido tem uma duração de 45 minutos e os participantes conhecem a instalação en cuanto descobrem a relação da agua com o planeta, a historia e as arvores do jardim, num ambiente de crespuculo e reflexos violetas e azuis produzidos pelo efeito do rio.
Os recorridos fazem-se os dias 22, 23 e 24 de março de 2012. A marcação é às 9 da noite na entrada ao parque que encontra-se na rua Claudio Moyano e os organizadores aconselham levar consigo uma lanterna. Para mais informação escrebe a culturacientifica@rjb.csic.es