O primeiro a ter em conta é como realizar a instalação e esta depende do tipo de conexão que tenha o tubo led que instale. Os dois casos mais comuns são os tubos de led para conectar em ambos extremos das patilhas e os tubos de led que conectam-se por um dos extremos. Vemos estes dois casos mais abaixo.
Importante: Quando instale, veja bem na etiqueta que tem o tubo, onde vê qual dos dois tipos de tubo trata-se.
Instalação de Tubos LED T8 com conexões em ambos laterais
A conexão destes tubos led requer refazer a cableagem do tubo florescecnte da seguinte forma: Elimina-se a reactancia, e o iniciador e conecta-se diretamente os dois cabos de rede electrica aos extremos do tubo.
1-. Lembre-se que antes de começar tem que cortar a alimentação, desligar o equipamento que vamos trabalhar.

2-. Como os tubos de led vão diretamente à rede electrica, temos que anular a reactancia e o iniciador. Esta claro que tem que retirar o tubo florescente.



3-. Agora só fica por conectar os cabos e colocar o tubo led. Para isso conectar a FASE (cabo castanho, preto ou cinzento) a um extremo do suporte (2 pernas metálicas) e o NEUTRO (cabo azul) ao outro extremo do suporte (as duas pernas metálicas do outro extremo do tubo). Ligar e comprovar que o novo tubo LED liga-se.


Instalação de Tubos LED T8 com conexões em um lateral
Igual que falamos antes, os passos a seguir são muito parecidos.
1-. Lembre-se que antes de começar tem que cortar a alimentação, desligar o equipamento que vamos trabalhar.



2-. Como os tubos de led vão diretamente à rede electrica, temos que anular a reactancia e o iniciador. Esta claro que tem que retirar o tubo florescente.



3-. Agora só falta por conectar os cabos e colocar o tubo led. Para isso conectar a FASE (cabo castanho, preto ou cinzento) a um pin (1 das 2 pernas metálicas) em um extremo do suporte e o NEUTRO (cabo azul) ao outro pin do mesmo extremo do suporte. Colocar o Tubo LED com o extremo indicado atraves de uma etiqueta no suporte cableado. Ligar e comprovar que o novo tubo LED liga-se.


Vantagens da instalação de Tubos Led T8
Como vantagem principal dos tubos de led, é a economia energetica, de mais do 50%. Nota-se no consumo de um tubo convenciomal, aparte do proprio consumo, precisa de uma reactancia cujo consumo varia entre 3 e 8 Vatios por tubo (Em função da qualidade da reactancia). Outras das vantagens é a economia em manutenção (substituição de iniciadores, reactancias, e tubos…). O tubo LED não precisa reactancias nem iniciadores. Um tubo convencional tem uma vida util aproximada de 8000 horas, frente à vida util aproximada do tubo LED de 50000. Estes dados é obvio que são em função da qualidade de qualquer dos tubos.
- Horas de vida: Os tubos LED durão mais de 50.000 horas, frente às 10.000 de um bom tubo florescente.
- Resistencia: Os tubos de LED podem aguantar muito mais os golpes ou vibrações que os tubos florescentes. Na verdade, são desmontáveis e reparáveis, algo que para os tubos florescentes é impensável.
- Consumo: Os tubos LED tem um consumo bastante menos que os tubos florescentes. Um tubo florescente de 600mm-18W com reactancia e iniciador pode chegar a consumir o dobro da sua potencia nominal devido à reactancia. Estamos a falar de um consumo de 36W frente aos 8 ou 12W do consumo do tubo LED de 600mm.
- Arranque: Os tubos LED são de arranque instantaneo e não lhes afeta as suas horas de vida. Ao contrario do tubo florescente demora em arrancar e o número de ligados diarios afeta à sua vida. Por exemplo muitos fabricantes de tubos florescentes estimam a vida do tubo em 10.000 horas tendo em conta unicamente 2 ligados ao dia.
- Meio Ambiente: Os tubos LED não precisam de nenhum gas para ligar-se, os tubos florescentes estão fabricados com vapor de mercurio e os compostos de mercurio, são produtos quimicos altamente perigosos para a saude humana e o meio ambiente.