Subscribe
Dicas Led
Nenhum resultado
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Informação LED
  • Ledbox
  • Noticias
  • Decoração
  • Eficiência energética
  • Loja Online
  • Home
  • Informação LED
  • Ledbox
  • Noticias
  • Decoração
  • Eficiência energética
  • Loja Online
Nenhum resultado
Ver Todos os Resultados
Dicas Led
Nenhum resultado
Ver Todos os Resultados
Home Informação LED

Lâmpadas LED que piscam ou ficam semi-ligadas

Porque pisca uma lâmpada led ou ficam semi-ligada? Tem solução o piscar do led?

DicasLed Por DicasLed
agosto 29, 2022
En Informação LED, Instalação
0
Dispositivo antiparpadeo led
49.1k
PARTILHAS
377.5k
VISITAS
Share on FacebookShare on Twitter

Artículos relacionados

Qual a potência a contratar para a sua nova instalação de LED

Qual a potência a contratar para a sua nova instalação de LED

marzo 16, 2023
Qual é a melhor iluminação LED para dormir?

Qual é a melhor iluminação LED para dormir?

enero 16, 2023

Vamos tentar pôr solução a este problemita nas nossas instalações LED. Em ocasiões ao substituir uma lâmpada halogénea por uma lâmpada LED, a nova lâmpada pisca ou fica num estado semi-ligado. Vamos ver o dispositivo anti-flash LED.

Uma solução para todos os problemas
As pequenas cargas de tensaão que encontram a sua saida nas luminárias LED que ligam-se ou piscam ao precisar de pouca energia para funcionar têm diferentes soluções depedendo da sua instalação, mas agora existe a possibilidade de instalar um «salvador de baixos voltagens» para as lâmpadas LED, um dispositivo anti-flash chamado led Flash Save que anula esta energia que sobra fazendo que a instalação funcione corretamente evitando o 99% dos problemas deste tipo.
Solución al problema con la instalación de Flash Save
Solução ao problema com a instalação de Flash Save

Mesmo assim, vamos ver os diferentes casos nos que pode dar este fenomeno e as suas possiveis soluções sem a utilização do «salvador de baixos voltagens» Flash Save:

  1. Quando substituimos uma lâmpada dicroica de 12V por uma lâmpada LED ME16
  2. Quando substituimos uma lâmpada halogénea a 230V substituida por lâmpada LED GU10

Vamos começar pelo primeiro caso e vemos a solução que propomos para evitar o flash das lâmpadas LED quando o circuito está desligado. Seguimos explicando as diferentes situações que se presentam nas instalações electricas de casa.

1. Lâmpada Dicroica de 12V substituida por lâmpada LED MR16

Dicroica de 12V sustituida por LED MR16Neste caso substitui-se uma luminária halogénea por uma LED mantendo o transformador. O flash deve-se basicamente às caracteristicas do transformador electronico. Este dispositivo fecha o circuito só quando regista consumo (ao conectar a lâmpada) tendo uma carga minima de funcionamento. Para isso, quando coloca-se uma lâmpada LED de menor consumo em vatios (W) passa que esta carga não é suficiente para que feche o circuito e entra o dispositivo num ciclo continuo de abrir e fechar o sistema, provocando o flash.
SOLUÇÃO
A solução ideal neste caso seria substituir o transformador existente na instalação por driver especifico da luminária LED Outra possivel solução (mesmo que não seja a mais adequada) seria colocar em paralelo tanto lumináiras LED como sejam necessarias para alcançar a carga minima. Neste caso se alguma das luminárias que está a falhar, descompensa a carga de novo e causa problemas ao resto dos elementos da rede. Driver Led Corrente Constante.
Neste tipo de instalação podemos encontrar balastros usados pelas lâmpadas halogéneas que vamos substituir. Este balastro não causa o flash, mas seria preciso retirar da nova instalação LD para evitar variações de tensão na rede que podem trasladar-se à alimentação das lâmpadas LED e danifica-las em caso de que a tensão que receba é excessiva. Além disso os balastros consomem (W) o que faz aos LED mais efetivos energeticamente falando.

2. Lâmpada Halogénea a 220V substituida pela Lâmpada LED GU10

Halógena a 230V sustituida por LED GU10Na maior parte dos casos o flash normalmente está relacionado com, como está realizada a instalação electrica da casa. Dois possiveis casos:
  1. Nos meus interruptores há uma pequena luz de neon:
    Esquema gu10 led sin resistencia
Estas luzinhas dos nossos interruptores são uma pequena trampa para as instalações de LED. Inteiramente podemos ver que a luz de neon encontra-se conectada em paralelo com o contato do interruptor e em serie com a nova luminária LED. Isto faz que mesmo que o interruptor esteja desconectado, uma corrente flui atraves da luz de neon até a luminária LED. Uma corrente minima mesmo suficiente (os LED consomem muito pouco) para cargar os condensadores internos da luminária e fazer que esta fique iluminada de forma ténue ou realize constantes flash.
SOLUÇÃO.
A solução mais simples seria substituir o interruptor de neon por um normal ou anular o neon do interruptor atual. No caso de querer manter o neon do nosso interruptor, o que temos que fazer é colocar uma resistencia em paralelo com a nossa instalação de luminárias LED. Com esta resistencia consegue-se que a pequena corrente que circula pelo neon já não flui pela luminária e que esta ligue-se tenuamente com os residuos de energia da instalação. Esquema da instalação com a resistencia:
Esquema gu10 led con reistencia
  • A minha lâmpada pisca e não tenho luz de neon no meu interruptor
Neste caso é um problema da configuração da instalação electrica. Nas instalações electricas encontramos dois polos: a «fase», que é o que traz a carga e o «neutro». Normalmente nas instalações electricas a «fase» é a que circula por todos os mecanismos electricos (interruptores, comutadores, etc.), enquanto que o cabo que vai direto às luminárias é o «neutro».
Com este tipo de instalações deixamos aberto um interruptor para que a luminária esteja desligada, mas o que faz internamente é deixar ao ar livre um terminal de conexão da lâmpadas e o outro fica unido de forma permanente ao neutro.
Instalación correcta fase neutro

Se o cabo unido à luminária é o neutro e o interruptor encontra-se aberto, entre os dois terminais da luminnária não se produz circulação de corrente alguma. Isto deve-se a que o ar está praticamente no mesmo potencial electrico que a terra, ou o cabo neutro, pelo que as nossas lâmpadas nunca se ligam.
Quando isto passa, o problema principal é que as luminárias LED recebem diretamente e de forma constante a tensão de alimentação de um dos seus polos. Isto provoca um mal funcionamento e possiveis flash e pode passar por duas razões:
  • A instalação esteja mal realizada e a fase está alimentando permanentemente a luminária em lugar do neutro.
    Instalación incorrecta fase neutro
  • Que na instalação não exista um polo vivo e outro neutro, e que no seu lugar haja duas linhas de fase, pelo que de novo uma fase alimenta diretamente a luminária. Isto normalmente passa em instalações cuja rede abastecimento é antiga.
    Instalación incorrecta fase neutro
Como saber se o interruptor corta o neutro em lugar da fase ou se tenho 2 fases?

Com a luz desligada retire a lâmpada GU10 do casquilho e com a ajuda de um localizador de polos verifique se liga-se algum dos orificios do casquilho.

  • Se o localizador de polos liga-se ao fazer contato em só um dos orificios, é que o interruptor da nossa instalação não está bem conectada e corta o neutro em lugar da fase.
  • Se o localizador de polos ilumina-se em ambos casos, é que a nossa instalação tem duas fases ativas em lugar de fase e neutro.
Instalações com 2 fases ativas ou com o interruptor cortando o neutro em lugar da fase. Uma fase sempre chega à nossa luminária.

Neste caso o verdadeiro problema é que a luminária está permanentemente recebendo de forma direta parte da tensão.

Como consequência e pelo efeito da indução atraves do ar, uma minima quantidade de corrente pode circular entre os cabos e ser capaz de chegar aos LEDs ligando-os mesmo estando desligados. Este efeito tambem pode passar quando o nivel de isolamento da luminária é muito baixo ou existe alguma derivação da linha electrica como o contato com um suporte.

A pequena corrente inducida encontra a forma de «escapar» atraves da luminária LED que liga-se devido à pouca potência que precisa para funcionar.

SOLUÇÃO
Espaços domesticos ou pequenas instalações:

  1. Isolar a lâmpada com fita isolante ao redor do casquilho para evitar o contato com o suporte e que lhe chegue energia residual.
  2. Usar um condensador em paralelo à luminária.
  3. Usar um relé. Esta solução é especialmente valida para instalações professionais ou grandes tiradas de luminárias. Instalando um Relé na entrada do sistema de lâmpadas, conseguimos isolar a instalação. Desta forma conseguimos abrir as duas fases que chegam até à nossa lâmpada LED e evitamos que circulem pequenas correntes capazes de ligar as luminárias. Esquema de instalação em instalações de duas fases.
    Rele dos fasesEsquema de instalação em instalações de fase e neutro
    Rele fase neutro

Recomendação final para a solução do flash das lâmpadas led

Desde Ledbox recomendamos o uso de um dispositivo anti-flicker para anular a energia sobrante e evitar assim o 99% dos problemas de flash que produzem as pequenas cargas de tensão nas nossas instalações LED. Em caso de persistencia do problema a solução possivelmente requer do conselho de um professional de instalação electrica.
Dispositivo antiparpadeo led

Etiquetas: Faseflash LEDfoco led pisca desligadohalogêneo led pisca desligadoinstalaçãoled piscaled pisca desligadoled pisca quando esta desligadoled semi-ligadoNeutroPolo vivo

Relacionado Posts

Qual a potência a contratar para a sua nova instalação de LED
Informação LED

Qual a potência a contratar para a sua nova instalação de LED

marzo 16, 2023
Qual é a melhor iluminação LED para dormir?
Caracteristicas led

Qual é a melhor iluminação LED para dormir?

enero 16, 2023
Como deve escolher um driver LED adequado para a minha fita LED?
Caracteristicas led

Como deve escolher um driver LED adequado para a minha fita LED?

agosto 29, 2022
O que são as fitas LED resistentes à agua?
Caracteristicas led

O que são as fitas LED resistentes à agua?

agosto 29, 2022
Porque alimentar diodos LED com baixas correntes?
Instalação

Porque alimentar diodos LED com baixas correntes?

agosto 29, 2022
Instalação a 12V DC. Aspetos tecnicos a ter em conta
Instalação

Instalação a 12V DC. Aspetos tecnicos a ter em conta

agosto 30, 2022

Recommended

Qual é o melhor LED para cultivo interior?

Qual é o melhor LED para cultivo interior?

junio 6, 2023

Instalação Kit de Superficie para Paineis Led

septiembre 27, 2019

Popular Post

  • Iluminación led por zonas

    Niveis recomendados de iluminação por zonas

    51700 partilhas
    Partilha 20680 Tweet 12925
  • Qual é a melhor luz artificial para plantas?

    6458 partilhas
    Partilha 2582 Tweet 1614
  • Quadro de equivalências LED

    29801 partilhas
    Partilha 11920 Tweet 7450
  • Lâmpadas LED que piscam ou ficam semi-ligadas

    49078 partilhas
    Partilha 19631 Tweet 12270
  • Graus de proteção (IP) em casas de banho

    3870 partilhas
    Partilha 1547 Tweet 967
DicasLED


Iluminación led por zonas

Niveis recomendados de iluminação por zonas

agosto 31, 2022
O que são as luzes especiais para a sua casa e escritorio

Qual é a melhor luz artificial para plantas?

agosto 30, 2022
Equivalencias Led

Quadro de equivalências LED

agosto 31, 2022
Comparativa iluminación led

Comparativa de potência entre tecnologias de iluminação

agosto 31, 2022
Como escolher candeeiros de teto

Como escolher candeeiros de teto

agosto 30, 2022
Linternas led grandes

Lanterna LED extrema com 500 LEDs consome 50 vatios

agosto 31, 2022

© 2019 DicasLED - Informações sobre iluminação LED - Politica de Privacidad

Nenhum resultado
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Informação LED
  • Ledbox
  • Noticias
  • Decoração
  • Eficiência energética
  • Loja Online

© 2020 DicasLED.