Vamos tentar pôr solução a este problemita nas nossas instalações LED. Em ocasiões ao substituir uma lâmpada halogénea por uma lâmpada LED, a nova lâmpada pisca ou fica num estado semi-ligado. Vamos ver o dispositivo anti-flash LED.
As pequenas cargas de tensaão que encontram a sua saida nas luminárias LED que ligam-se ou piscam ao precisar de pouca energia para funcionar têm diferentes soluções depedendo da sua instalação, mas agora existe a possibilidade de instalar um «salvador de baixos voltagens» para as lâmpadas LED, um dispositivo anti-flash chamado led Flash Save que anula esta energia que sobra fazendo que a instalação funcione corretamente evitando o 99% dos problemas deste tipo.
Mesmo assim, vamos ver os diferentes casos nos que pode dar este fenomeno e as suas possiveis soluções sem a utilização do «salvador de baixos voltagens» Flash Save:
- Quando substituimos uma lâmpada dicroica de 12V por uma lâmpada LED ME16
- Quando substituimos uma lâmpada halogénea a 230V substituida por lâmpada LED GU10
Vamos começar pelo primeiro caso e vemos a solução que propomos para evitar o flash das lâmpadas LED quando o circuito está desligado. Seguimos explicando as diferentes situações que se presentam nas instalações electricas de casa.
1. Lâmpada Dicroica de 12V substituida por lâmpada LED MR16
2. Lâmpada Halogénea a 220V substituida pela Lâmpada LED GU10
A solução mais simples seria substituir o interruptor de neon por um normal ou anular o neon do interruptor atual. No caso de querer manter o neon do nosso interruptor, o que temos que fazer é colocar uma resistencia em paralelo com a nossa instalação de luminárias LED. Com esta resistencia consegue-se que a pequena corrente que circula pelo neon já não flui pela luminária e que esta ligue-se tenuamente com os residuos de energia da instalação. Esquema da instalação com a resistencia:
-
A minha lâmpada pisca e não tenho luz de neon no meu interruptor
Como saber se o interruptor corta o neutro em lugar da fase ou se tenho 2 fases?
Com a luz desligada retire a lâmpada GU10 do casquilho e com a ajuda de um localizador de polos verifique se liga-se algum dos orificios do casquilho.
- Se o localizador de polos liga-se ao fazer contato em só um dos orificios, é que o interruptor da nossa instalação não está bem conectada e corta o neutro em lugar da fase.
- Se o localizador de polos ilumina-se em ambos casos, é que a nossa instalação tem duas fases ativas em lugar de fase e neutro.
Instalações com 2 fases ativas ou com o interruptor cortando o neutro em lugar da fase. Uma fase sempre chega à nossa luminária.
Neste caso o verdadeiro problema é que a luminária está permanentemente recebendo de forma direta parte da tensão.
Como consequência e pelo efeito da indução atraves do ar, uma minima quantidade de corrente pode circular entre os cabos e ser capaz de chegar aos LEDs ligando-os mesmo estando desligados. Este efeito tambem pode passar quando o nivel de isolamento da luminária é muito baixo ou existe alguma derivação da linha electrica como o contato com um suporte.
A pequena corrente inducida encontra a forma de «escapar» atraves da luminária LED que liga-se devido à pouca potência que precisa para funcionar.
SOLUÇÃO
Espaços domesticos ou pequenas instalações:
- Isolar a lâmpada com fita isolante ao redor do casquilho para evitar o contato com o suporte e que lhe chegue energia residual.
- Usar um condensador em paralelo à luminária.
- Usar um relé. Esta solução é especialmente valida para instalações professionais ou grandes tiradas de luminárias. Instalando um Relé na entrada do sistema de lâmpadas, conseguimos isolar a instalação. Desta forma conseguimos abrir as duas fases que chegam até à nossa lâmpada LED e evitamos que circulem pequenas correntes capazes de ligar as luminárias. Esquema de instalação em instalações de duas fases.
Esquema de instalação em instalações de fase e neutro
Recomendação final para a solução do flash das lâmpadas led
Desde Ledbox recomendamos o uso de um dispositivo anti-flicker para anular a energia sobrante e evitar assim o 99% dos problemas de flash que produzem as pequenas cargas de tensão nas nossas instalações LED. Em caso de persistencia do problema a solução possivelmente requer do conselho de um professional de instalação electrica.