Segundo estimações da Associação Espanhola de Fabricantes de Iluminação (Anfalum), a vida «as vantagens do consumo energetico da tecnologia LED vêm determinadas por um adequado design previo das instalações com o que pode-se chegar a uma durabilidade maior de 50.000 horas.»
Anfalum apela a que a revolução do led venha da mão de professionais qualificados, evitando a intrusão professional, a atividade pirata e a intrusão.
A Associação Espanhola de Fabricantes de Iluminação (Anfalum) apresentou o informe sobre «LEDs e a sua influência na eficiencia energetica em Espanha», baseado em inquéritos a empresas que representam o 70% da fabricação de LEDs em Espanha. O estudo reflexa que o mercado de LEDs aumentou notávelmente nos ultimos anos e estima-se que o crescimento anual medio da taxa de faturação acapare o 24% da faturação total do sector, aumentando até o 40-50% depois da crise. Se o mercado segue o seu curso, «em 2020 podiam ser LEDs o 60% das luminárias fornecidas no mercado», segundo o presidente de Anfalum, Rafael Barón Crespo.
A projecção do crescimento de LEDs, considerados como a fonte do futuro, vem marcado pelas multiplas vantagens que representa frente às fontes tradicionais, sempre e quando tenha em conta os critérios tecnicos, a qualidade do produto e a garantia do fabricante. Neste sentido, o diretor geral de Anfalum, Alfredo Berges, aponta que «a eficacia da implantação da tecnologia LED tem que ir da mão de fabricantes de prestigio, que são os que podem oferecer as garantias necessarias para realizar a alteração proposta sem esquecer aspectos como a economia, a racionalidade e o bem estar. Por isso, «não pode-se substituir as lâmpadas tradicionais pelo LEDs sem uma planificação previa que inclui os processos de validação tecnica realizados por assinaturas professionais que oferecem garantias de quanto fornecem».
Assim mesmo, Berges alertou da «intrusão professional no sector, além da atividade pirata e o oportunismo, todas elas empresas que proliferaram enormente nos ultimos tempos a raiz da atualização das iluminações publicas (Câmara Municipal) e tambem em geral, o que compromete as vantagens reais dos LEDs».
Segundo o informe de Anfalum, a vida util de uma luminária LED é entre três e quatro vezes maior que as das fontes de luz tradicionais. «As vantagens do consumo energetico da tecnologia LED vêm determinadas por um adequado design previo das instalações com o que pode-se chegar a uma durabilidade maior de 50.000 horas», assegura o presidente de Anfalum, Rafael Baron Crespo.
A eficacia luminosa dos LEDs varia entre 80/140 Lm/W (lumens por vatio) contando com um ligado instantâneo assim como a possibilidade de poder dirigir melhor a direção da luz e decidir a cor. O custo de instalação é similar à tecnologia atual e, mesmo atualmente o preço de uma luminária LED é aproximadamente entre três e quatro vezes maior que as tradicionais, tendência à baixa.
A tecnologia LED utiliza-se em instalações interiores e exteriores, por exemplo, na iluminação publica, mas maiormente dá-se em hoteis, restaurantes e cafetarias. Não obstante, a sua utilização está a aumentar no resto de estabelecimentos com grande trânsito de pessoas, como hospitais, escolas e centros comerciais.