Desde algum tempo, a iluminação indireta está cada vez mais presente em todo tipo de espaços. A continuação mostramos as chaves basicas para utilizar este tipo de iluminação nos seus projetos.
A iluminação indireta consiste em projetar a luz sobre as paredes, tetos ou chaão. Desta forma conseguimos iluminar estancias ao refletir a luz sobre as diferentes superficies mencionadas.
Com este tipo de iluminação as lumináiras ficam escondidas e a luz mais dispersa. Eliminamos a maioria de brilhos e sombras conseguindo um efeito muito decorativo e agradável nas estancias iluminadas.
Uma boa planificação inicial, para realizar este tipo de projetos, permite-nos ajudar-nos com os diferentes elementos arquitectonicos como as molduras permitindo esconder a localização dos pontos de luz.
Iluminação de paredes
A iluminação indireta de paredes permite-nos iluminar a estancia de forma elegante e de acordo à mobilia e zonas das divisões. É um complemento à iluminação natural.
Podemos pensar iluminar portas de acesso, cornijas com molduras ou uns apliques para criar efeitos sem necessidade de fazer reformas. Tudo depende da evolução do projeto e sobretudo da sua planificação.
Trata-se de uma tecnica muito elegante que normalmente usa-se em cozinhas, quartos ou salas.
Iluminação de tetos
Para criar um ambiente desejado a iluminação de tetos dá um toque com caracter à divisão. Damos ao teto uma subtil importancia para que passe desapercebido quando implica uma luz indireta. Conseguimos uma luz pura, sem sombras criando um espaço agradável e acolhedor.
Iluminação de chão
A iluminação indireta até ao chão permite-nos criar um ambiente muito intimo no nosso quarto. Podemos marcar zonas de passagem ao longo do corredor ou iluminando umas escadas. São muitas as diferentes opções que podemos planear e levar a cabo de uma forma muito simples e realmente impactante.
Iluminação indireta em diferentes espaços
Como vimos antes, a iluminação indireta oferece-nos muitas opções para decorar a nossa casa. O limite é a sua imaginação. Agora vemos uns quatro exemplos de como iluminar diferentes zonas da sua casa.
Iluminação indireta em salas de estar e de jantar
De certeza que mais de uma vez a sala de um amigo ou vizinho iluminando todo o perimetro. Normal mente é habitual na hora de iluminar uma sala e dar-lhe um toque pessoal com uma moldura LED. Temos de diferentes tipos de moldura que se ajustará perfeitamente á sua ideia para decorar a sala e dar um caracter especial.
Iluminação indireta em corredores e escadas
A iluminação indireta nos corredores normalmente mancham a zona de passagem iluminando desde o teto até a uma parede ou desde o nivel do chão dando uma sensação de amplitude.
Para iluminar uma escada normalmente usa-se como pontos de iluminação os degraus, ou a parede lateral, tudo depende do tipo de escada, já seja aberta ou fechada.
Iluminação indireta para casas de banho
Iluminar uma casa de banho de forma indireta e decorativa como pode ser na parte do espelho dá um detalhe decorativo excepcional e como complemento à iluminação direta.
Iluminação indireta em quartos
Igual que nas salas, nos quartos a parte mais habitual de iluminar é o perimetro do teto. Com uma moldura LED adequada podemos dar um detalhe decorativo que deixará com a boca aberta as suas visitas. Assim mesmo, podemos iluminar a cabeceira da cama com uma pequena fita de led que pode servir com uma luz de cortesia se temos que levantar-nos a meio da noite e não ficar-mos cegos com a luz direta.
Iluminação indireta para cozinhas
É um dos espaços onde mais tempo podemos passar Habitualmente iluminamos a zona da bancada para poder trabalhar à vontade com uma boa luz. Umas barras de iluminação pode-se ajustar perfeitamente a esta zona de trabalho muito agradável. Igualmente podemos iluminar a parte do teto, como pode ver na imagem, com uns tons quentes muito agradáveis.