Existem varias formas possiveis para substituir os velhos halogéneos GX5,3 (é halogéneo encastrado que instala-se no 99% dos casos) por novas luminárias led que permite poupar energia.
1. Pode realizar a mudança substituindo diretamente por uma luminária led com casquilho GX5,3
Neste caso, a luminária a substituir tem o mesmo tipo de casquilho, mas a instalação do LED precisa de um transformador de energia. O transformados emite um pequeno zumbido e irradia calor além de consumir energia extra.
Ver lâmpadas LED de casquilho GX5,3
2. Mudar os antigos halogéneos GX5,3 por luminárias LED GU10.
Este é o caso mais aconselhável. Substituimos as antigas luminárias com casquilhos GX5,3 por novas LED de casquilho GU10. Com esta nova instalação evitamos o uso do transformador e conseguimos 3 importantes vantagens:
- As lâmpadas GU10 não emitem nenhum ruido ao não precisar de transformador de corrente, que é realmente o que emite o ruido. Este efeito multiplica-se se numa dos espaços há varias lâmpadas GX5,3
- As luminárias GU10 conecta-se diretamente à rede electrica e só consumem a energia que precisa a lâmpada. O consumo total de uma lâmpada GX5,3 é a soma do seu proprio consumo mais o transformador de corrente que precisa e cujo consumo é de entre 6 e 12W, pelo que na maioria das ocasiões o consumo do adaptador de corrente é muito superior ao da propria lâmpada led GX5,3.
- As GU10 emitem menos calor. As GX5,3 emitem o calor da propria lâmpada mais o do adaptador de corrente que precisa.
Ver lâmpadas LED de casquilho GU10
Esquemas de instalação: