O Ministério da Industria, Turismo e Comercio substituirá um total de 100.000 semáforos para poupar um 80% em luz. Os novos sinais luminosos vão ter lâmpadas de LED.
A substituição das luzes incandescentes ou halogêneas dos semáforos por lâmpadas LED será possivel graças a um plano dotado com um maximo de 30 milhões de euros, segundo calculou o Ministério da Industria, Turismo e Comercio.
O programa que financia o orçamento destas atuações está habilitado pelo Instituto para a Diversificação e a Economia de Energia (IDAE), que dará as lâmpadas aos concelhos municipais que solicitem, os quais fazem-se cargo da montagem nos semáforos.
Os sinais luminosos afetados por esta medida será 100.000. O objetivo é reduzir o consumo de luz num 80%. O Governo estima que a poupança por cada 1.000 semáforos substituiudos é de 960 MWh (megavatios hora) anuais, equivalentes a 217 toneladas de petroleo. Além disso, poupará 622 toneladas de emisores de CO2 ao ano, segundo uma resolução de Industria publicada no BOE a terça 20 de setembro.
Esta resolução serve para lançar o segundo programa de ajudas para a substituição de semáforos para principios de Março. No primeiro programa, lançado em 2007, substituiu-se 462.300 opticas de semáforos por LED em 600 concelhos municipais, o que supõe uma poupança um consumo de 85.760 MWh anuais, segundo Industria.
As lâmpadas LED não só consomem menos electricidade, senão que duram mais e melhoram a segurança da circulação, já que os multiplos pontos de iluminação minimizam o desboramento absoluto e oferecem um estimulo mais adequado ao olho humano.
Quais são as vantagens dos Led frente ao resto de lâmpadas?
1. Poupança: Como já mencionamos antes, a iluminação Led consome um 80%-90% menos de electricidade que uma lâmpada tradicional de similares caracteristicas. Isto significa um 90% de economia na fatura electrica.
2. Longa vida: a vida media de uma lâmpada Led é de 100.000 horas, frente às 1000 de uma lâmpada standard. Isto são 35 anos a 8 horas diarias de utilização.
3. Ecologicas: Não contém tungsteno como as lâmpadas normais, nem mercurio como a iluminação florescente, são recicláveis ao 100% e cumprem com a normativa europeia de substâncias contaminantes RoHS.
4. Não emiten calor: A diferença de uma lâmpada standard, a tecnologia Led não há desperdicio de energia em criar calor, no qual permite instalar luz em sitios muito complexos, com pouco espaço ou em sitios onde não é muito recomendável que tenha uma fonte de calor.
5. Sem manutenção: Ao ter uma vida longa, os produtos Led não precisam nenhuma manutenção. Isto é especialmetne importante em entornos no que é dificil ou complicado mudar lâmpadas ou levar a cabo a manutenção.