Controle DMX, que é o acrónimo de Digital Multiplex, é um protocolo de comunicação utilizado em luminotecnia, como luzes de espectáculos, que permite a comunicação entre os equipamentos de controle de luzes e as proprias fontes de luz. Este protocolo foi publicado por primeira vez no ano 1986, pela USITT (United States Institute for Theatre Technology).
PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO
Em informática e telecomunicação, um protocolo de comunicações é um sistema de regras que permitem que dois ou mais entidades de um sistema de comunicação comuniquem-se entre elas para transmitir informação por meio de qualquer tipo de variação de uma magnitude fisica. Trata-se das regras ou o standard que define a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação, assim como tambem os possiveis metodos de recuperação de erros. Os protocolos podem ser implementados por hardware, por software, ou por uma combinação de ambos.
Canais e valores DMX
O protocolo DMX512 basea-se na utilização de «canais» («channels») para transmitir ordens de controle aos aparelhos que o suportem. O protocolo DMX512 tem um limite de 512 canais por universo (DMX universe). Cada canal pode-se regular desde o valor 0 até o valor 255 (vaores DMX ou DMX values). Algumas consolas para iluminação professionais podem ter até 8 saidas DMX fisicas, w com a tecnologia Ethernet.
Um universo DMX (rede DMX512) emprega uma topologia multipla com nodos conectados entre si no que comunmente chama-se uma conexão em corrente. Uma rede consta de um unico controlador DMX512, que é o maestro, e um ou mais dispositivos escravos. Por exemplo, uma consola de iluminação utiliza-se com frequência como o controlador para uma rede de dispositivos escravos como atenuadores, maquinas de nevoeiro e luzes inteligentes. Cada dispositivos escravos tem um conector «IN» DMX512 e geralmente tambem um conector «OUT». O controlador, que tem só um conector OUT, conecta-se atraves de um cabo DMX512 ao conector IN do primeiro escravo. Um segundo cabo conecta o conector OUT THRU do primeiro escravo com o conector IN do proximo escravo na corrente, e assim sucessivamente. Por exemplo, o seguinte diagrama de bloques mostra uma rede simples que consta de um controlador e tres escravos.
A especificação requer que conecte-se um «terminador» ao conector final OUT do ultimo escravo da conexão em corrente, que de outro modo não estaria conectado. Embora os sistemas simples (quer dizer, sistemas que têm poucos dispositivos e cabos curtos) algumas vezes funcionam normalmente sem um terminador embora que o standard requer a sua utilização. Alguns dispositivos escravos DMX têm terminadores incorporados que pode-se activar manualmente com um interruptor mecanico ou por software, ou detetando automaticamente a ausência de um cabo conectado.
Exemplo pratico para controle DMX512:
Um foco de luz convencional (uma lâmpada led ) controlado atraves de um dimmer ou regulador com suporte para DMX utiliza geralmente um canal DMX já que seria o unico que teriamos controle é a intensidade luminosa. Assim que, o valor DMX 0 geralmente significa que a intensidade estará no seu nivel mais baixo: ou ao 0%, e o valor DMX255 que o mesmo esteja no seu maximo nivel: ligado ou ao 100%.
As reações ao comando DMX variam consideravelmente de acordo com o aparelho em operação e as suas caracteristicas iluminantes.
Dispositivos mais complexos, tais como as luzes moveis, servidores de video ou maquinas de fumo requerem de maior quantidade de canais DMX ao ter mais funções nas quais podem ser controladas independentemente.
Geralmente cada canal DMX controla um parametro (tambem chamado «efeito») especifico do aparelho. Desta maneira, por exemplo, o canal DMX 1 servirá para controlar o nivel de intensidade luminosa, e o canal DMX 2 para controlar o efeito estroboscopio da mesma, o canal DMX 3 para a roda de cores dicroicos, o canal DMX 4 para a roda de gobo (placas de metal ou vidro que permitem representar imagens atraves das suas propriedades traslucidas) e assim sucessivamente.
Por exemplo, um dispositivo RGB requer 3 canais DMX. Se dirige-se ao canal 001, tomará os canais 001, 002 e 003. O seguinte canal livre depois disso seria 004. Tambem pode pôr 2 aparelhos iguais na mesma direção e ambos realizam-se como só um. Pode usar esta tecnica para construir a sua linha DMX ou universo.
Na imagem de abaixo podemos ver o caso de conectar 3 dispositivos RGB a um controlador DMX512.
Por cada dispositivo RGB ocupamso tres canais, no caso de 3 dispositivos RGB seria 9 canais. Sempre temos que ter em conta nas instalações que realizamos o número de canais que vamos ocupar e nunca sobreposicionar canais de uns dispositivos com outros.