Talvez tenha ouvido falar do cimento polido mas que não saiba bem em que consiste este material e quais são as suas caracterisitcas. À continuação, os detalhe que deve saber sobre ele, assim como as principais vantagens que oferece este acabado e o cuidado que poder exigir.
Em que consiste o cimento polido
Bem, ao falar de cimento polido fazemos referencia ao betão polido, que não é outra coisa que um acabado que se utiliza com fins decorativos, pelo que não é um tipo de revestimento em si. Trata-se de um material que se utilliza, sobretudo, em espaços exteriores, sendo a sua utilização mais destacada em parkings, centros comerciais, desportivos e, às vezes, mas com menos frequencia tambem em interiores.
Como se obtem o cimento polido
Assim, o cimento polido é o resultado obtido após aspersão de uma argamassa de cimento com outros materiais agregados e polimento da superfície para realçar o seu brilho, utilizando um polidor rotativo, dando origem à aplicação da técnica conhecida como talocha.
Pelo geral, é um tipo de acabado que normalmente está associado a tonalidades como o cinzento mas a verdade é que a gama de opções é muito mais grande. Podendo tambem aplicar-se com tons como o preto, vermelho, verde, entre outros. Por isso, a sua utilização não implica renunciar à cor necessariamente.
Porquê optar pelo cimento polido
O cimento polido é um acabado que oferece uma serie de vantagens evidentes. Como dizemos, é uma tecnica que está destinada a recubrir superfcies nas que, acima de tudo, a funcionalidade é mais importante que a estetica. É um material que destaca pelas notaveis vantagens, como a sua grande durabilidade e resistencia.
Tudo isso faz que seja um material perfeito para utilizar-se em superficies industriais que debem suportar tanto um trafego alto como o rodamento de peso, por isso é um material bastante utilizado em zonas de carga e descarga, já que não se parte nem se quebra.
Também são muito resistentes à acção de rodamento dos pneus, razão pela qual é tão comum vê-los utilizados em áreas como os parques de estacionamento.
Por outro lado, também importante destacar que normalmente têm um acabado com uma superficie lisa e brilhante, tudo isto faz evitar a acumulação de poeira e sujidade, ao mesmo tempo oferece uma sensação de amplitude do espaço maior sobre as areas nas zonas que se utiliza esta tecnica.
O cimento polido tem uma manutenção muito simples de realizar. Bastará com fazer uma limpeza periodica com produtos tão basicos como sabão e agua, sempre evitando, que seja possivel, aplicar produtos quimicos ou com componentes abrasivos que podem resultar prejudiais para a superficie e, em definitiva, podem fazer que perda brilho a zona onde se aplique de forma regular.
Da mesma forma, também há que evitar os produtos que tenha azeite. Isto porque, pelo contrario, formará uma capa na superficie do pavimento que atrai a sujidade de forma muito mais rapida.