O CRI ou Indice de reprodução cromatica é uma medida da capacidade que uma fonte luminosa tem para reproduzir fielmente as cores de varios objectos em comparação com uma fonte de luz natural ou ideal.
O CRI é uma unidade que mede a capacidade de uma fonte de luz para reproduzir as cores de objectos de maneira fiel em comparação a uma fonte ideal de luz, ou fonte natural como a luz do sol. O CRI é determinado em valores desde o 0 até o 100, sendo 100 o valor «perfeito». Não obstante, a forma em que chega-se a este resultado é discutida pois não tem sempre a luz do sol como referente e tende a dar valores de 100 a fontes de luz incandescentes com temperaturas de cor baixa que estão a um extremo do espectro luminoso (o vermelho) e que não representam de nenhuma maneira uma luz perfeita quando trata-se de reproduzir cores ao outro lado do espectro (o azul).
O CRI não determina a temperatura de cor de uma fonte de luz nem vice-cersa.
Mas para fazer uma comparação objetiva do CRI de duas fontes de luz, é preferivel que ambas fontes possem a mesma temperatura de cor. Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 3000K tem no papel um CRI maior (perto a 100 ou 100) ao de um tubo florescente tambem de 3000K (normalmente no rango de 60 e 70). A luz natural do sol está entre os 5000K a 6000K e tem, obviamente, um CRI de 100 e seria ideal que seja tomada sempre como ponto de referênica para determinar o CRI de uma fonte de luz, no qual lamentavelmente não passa.
Exemplo com temperatura de cor e CRI