Como já sabe, a nova instalação LED da sua casa, vai permitir reduzir um 25% o consumo energetico da mesma.
Isto deve-se ao consumo de um 80% menos que as lampadas tradicionais e apesar de costarem mais, tem uma vida util 20 vezes maior.
Embora, nos ultimos anos, o preço da luz foi aumentando de tal forma que não deixou indiferente a ninguem, obrigando aos consumidores a procurar diferentes alternativas para reduzir este custo no fim do mes.
À continuação, vamos indicar os fatores mais importantes que componem a fatura da luz, para que possa obter a maxima poupança e amortização da nova instalação LED.
Reduza a potencia contratada na fatura da luz
Em cada periodo de faturação, pagamos um valor fixo conhecido como potencia contratada. Dito conceito é completamente independente do custo da eletricidade e representa-se em kilovatios (KW).
A potencia eletrica contratada de uma casa mede o numero de aparelhos eletricos e eletrodomesticos que podem conectar-se ao mesmo tempo sem que salte o quadro eletrico.
O principal problema é que ditos kilovatios, geralmente são maiores que os que realmente precisa o fornecimento, acrescentando de maneira desnecessaria o custo no fim do mes.
Neste sentido, a mehor solução é solicitar um informe à companhia da luz ou fazer uso da plataforma online para poder calcular e mudar a potencia contratada.
Optimize o consumo de luz em casa
É obvio que a nossa fatura de luz sobe ou desce em função ao gasto de eletricidade que fazemos em cada periodo de faturação. Este termo variavel conhece-se como consumo eletrico e mede-se em kilovatios hora (kW/h).
Para poder reduzir este valor, é vital adquirir bons habitos de consumo e de uso dos eletrodomesticos de casa. Alguma das ações que podemos fazer, depois da instalação LED, são:
- O uso da radiação solar para a iluminação natural de casa
- Ajustar o termometro durante o ano todo a 22ºC
- Substituir, se é possivel, os electrodomesticos mais antigos por uns de baixo consumo, com maior eficiencia energetica
- Desligar todos os aparelhos eletricos, luzes ou sistemas de aquecimento em todas aquelas zonas que não estejam a ser utilizadas
Atualize a tarifa eletrica contratada na sua casa
Tudo o que foi dito, vai lhe permitir reduzir parte variavel e parte fixa do recibo da luz, mas não vai ver uma verdadeira poupança se o preço que tem contratado é elevado ou está obsoleto.
Fazer uma comparativa entre as diferentes companhias de luz do mercado, com a ajuda de um consultor energetico, vai permitir localizer a melhor tarifa de luz para a sua casa em função das suas necessidades reais.
No entanto, é fundamental destacar que a escolha de uma ou outra é um processo completamente personalizado, posi não todas vão ajustar-se da mesma forma a todos os fornecimentos.
Para além de ter em conta o preço da luz, é recomendável ter em conta as necessidades de consumo dos habitantes da casa:
- As tarifas com discriminação horaria proporcionam um preço mais economico durante o periodo horas vazio, pelo que são uma grande alternativa aos consumidores com maior consumo ou para aqueles que preferem adaptar o uso da luz para obter a maxima poupança.
- As tarifas de preço fixo têm um unico preço do kilovatios hora durante todo o contrato, tornando-se em melhor opção para os consumidores com uso de luz regular ao longo do dia ou para aqueles que não querem adaptar os consumos de madrugada.
- As tarifas com um preço de potencia muito barato são os melhores para as segundas residencias ou para as residencias de ferias.