Antes de comerçar temos que ter claro que os LED regulam-se atraves PWN (Pulse Width Modulation, Modulação de Largura de Pulso) ou CCR (Constante Current Reduction).
A regulação PWN implica comutar a corrente a uma frequência muito alta desde zero até a corrente nominal do fluxo.
A regulação CCR: o nivel de iluminação requerido é proporcional ao fluxo de corrente que chega ao LED. A corrente flui pelo LED de forma continua e reduz-se ou aumenta segundo o LED atenua-se mais ou volta-se mais brilhante.
Como regular Lâmpadas LED
Para tirar o melhor proveito das lâmpadas led reguláveis será preciso um regulador para o seu controle, este regulador pode selecionar-se de entre os milhares que se oferecem no mercado ou usar o basico que normalmente estão instalados nas casas de obra nova.
Em qualquer dos dois casos tem que assegurar-se que o regulador não seja nunca por pulsos. As lâmpadas de LED reguladas por pulsos piscam e não baixam a sua intensidade de luz. Estes reguladores a pulsos podem chegar a danificar gravemente o driver interno das lâmpadas LED e inclusive «matá-las» ao pouco tempo de estar instaladas.
Se ao mudar as velhas lâmpadas halogéneas ou de baixo consumo por umas novas lâmpadas led vê que a regulação é praticamente imperceptivel, é devido a que o regulador não está projetado para regular LED.
Damos um exemplo: Suponha que tem 10 lâmpadas halogéneas que quer substituir por 10 lâmpadas led reguláveis. O consumo destas lâmpadas halógeneas é de 50W+10W da reactancia, cada lâmpada consome um total de 60W. O consumo total será de 600W. O seu regulador atual tem um rango de trabalho (quase seguro) que vai desde 50W até uns 600W como minimo. Isto quer dizer que quando o consumo seja superior a 50W o regulador começa a trabalhar.
Se mudamos as lâmpadas halógeneas, por lâmpadas led reguláveis de uns 9W, o consumo maximo da instalação será de 90W. Como vemos, o nosso regulador só funciona quando o consumo seja superior a 50W. Viramos a roda e não vemos que regule, só começa a regular apartir dos 50W de consumo. Vamos, que nunca baixa do 50% de iluminação.
Este caso é sobre lâmpadas led reguláveis de 9W, mas normalmente as lâmpadas led normalmente estão entre 3W e os 9W. Quando o consumo minimo não chega a 50W não regulará nunca. Por exemplo se as lâmpadas são de 5W estariamos no limite para 10 lâmpadas led reguláveis.
Conclusão:
Na hora de trabalhar e instalar iluminação led há que trabalhar com reguladores adaptados a esta tecnologia. Todas as luminárias led trabalham em corrente continua (DC) e por isso há que usar sempre reguladores adequados a essa voltagem.