As lâmpadas ou candeeiros led tambem podem chegar a fundir-se. Uma lâmpada de má qualidade pode chegar a estragar-se mas normalmente não é usual, os casos mais comuns pelos que estragam-se ou fundem-se os led normalmente é na maioria dos casos por motivos de más instalações.
Sem entrar em tecnicismos tentamos ver o que sucede e como solucionar estes casos, assim podemos disfrutar da longa vida dos led sem malgastar o nosso dinheiro.
O que é um Led?
Um led é um diodo emisor de luz (Light-Emitting Diode). Um diodo é um componente electronico de dois terminais que permitem a circulação da corrente electrica atraves dele num só sentido. Como isto, vemos que un led é um componente electronico que ao circular corrente electrica atraves dele emite luz.
Porque fundem-se os led?
Sempre é possivel que uma baixa qualidade das luminárias influi na duração das mesmas, mas nós vamos a centrar-nos em casos mais comuns de falho.
- As fluctuações de voltagem ou subidas de tensão, habituais em muitos dos lugares onde consome-se luz, destruindo em pouco tempo a electronica destas lâmpadas.
- Excesiva temperatura , ter uma lâmpada led “fechada” num plafon, balão,…, onde não é possivel a circulação de ar, provoca o acortamento da vida da lâmpada. Os Led são semi-condutores e com temperaturas de trabalho por encima de 40/45 graus começa a degradar-se.
- Numa mesma linha não devemos instalar lâmpadas led com outros modelos de lâmpadas de luz, exemplo de pôr num ponto de luz comum, varias lâmpadas de baixo consumo e ao menos uma de Led. As lâmpadas florescentes, tubos florescentes, downlights de baixo consumo precisam arrancar para que se liguem, isto fazem-o com uma pequena “chispa”, uma pequena sobretensão. Isto podemos ver muito bem nos tubos florescentes que depois de varios ligados muito rapidos finalmente ligam ao 100% para iluminar adequadamente. As lâmpadas de baixo consumo tambem produzem este efeito mesmo que vê-se menos que os tubos. Combinar estes modelos com esta tecnologia pode ser consequência do aocrtamento da vida util do led.
- A má qualidade dos cabos, das conexões, dos aparelhos que coincidem na mesma linha, e sobretudo, a carênica de tomada de terra.
- Se as lâmpadas led ficam ligadas durante um poco tempo… depois de desligar o interruptor, quase de certeza que as derivações da nossa instalação estão a pregar-nos uma partida.
- Se a tudo o anterior acrescentamos interruptores algo obsuletos, humidade perto do foco luminico, electrodomesticos que produzem alguma descarga não controlada e poucas ou nenhuma tomada de terra na instalação fazem com que a gente tenha fluctuações de tensão acortando a vida do led.
Recomendações
Recomendações basicas no momento da instalação
- Tentar inclui em todas as linhas a “tomada de terra”, há multitude de focos, candeeiros, lumináiras que não conectam-se a esta fase, e isto complica a vida do led.
- Instalar lâmpadas todas de led ou todas de baixo consumo, mas não devemos de misturar na mesma fonte de luz ou linha ambas coisas.
- Se uma lâmpadas led chegou á sua maxima temperatura de funcionamento tras umas horas de uso e não falha nos primeiros dias, possivelmente não falhará nos anos seguintes. Possivelmente, com achegada do verão provoque uma subida de temperatura em certos sitios de mais de 30ºC, o que tambem é possivel que afete ao led.
- Não instalar Lâmpadas Led em plafons ou downlights fechados completamente, à lâmpada vai-lhe costar enfriar-se e perderá propriedades em poucos dias.
- Se compram-se varias lâmpadas led e falham todas, “algo passa” na sua instalação. Se falham agumas vigile o que pode passar num ponto concreto e se nunca falha nenhuma, ou teve sorte, ou tudo está feito corretamente.
- Não em todos os sitios deve-se ou pode-se instalar uma luminária de led, se num candeeiro moderno de led pereceu rapidamente, existem mais opções para poder iluminar.
Para terminar: Não importa as marcas, nem os preços, se a instalação é má, antiga, com derivações, cabos antigos, más conexões, etc… vamos ter problemas com os led e de certeza que com o resto de dispositivos electronicos da sua casa. Se tudo está correto, como deve de ser, temos led para muitos anos.
Quando podemos saber que a instalação sofre algum transtorno, ou que alguns dos pontos anteriores podem-se cumprir, as lâmpadas com tecnologia LED SMD “Surface Mount Device” ou montagem superficial, permite que mesmo que se danifique algum destes LEDs, conta com um dispositivo que os eliminem para que os outros continuem funcionando a pleno rendimento. Por tanto normalmente é mais efetivo estes modelos SMD que os denominados COB “Chip on board” (“chip na placa”) que mesmo assim são da melhor qualidade sofrem muito mais estas deficiencias.