A primeira edição do Foro LEDsEE de Iluminação e Eficiência Energetica, promovido pela Associação Nacional de Fabricantes de Iluminação, ANFALUM e com a organização de ERES Networking-Fevymar, fechou as suas portas no passado 12 de junho nas salas do Matadouro de Madrid com uns excelentes resultados. Durante dois dias os visitantes poderam ver as novidades dos fabricantes do sector e tambem, debater sobre o que se espera desta tecnologia que entrou de uma forma tão espetacular no mercado.
Nesta primeira edição do Foro, inaugurada por Manuel Beltrán, vice-Ministro das Finanças da Comunidade de Madrid, junto a outras autoridades como o Director General de Industria, Energia e Minas, Carlos Lopez Jimeno, cabe destacar a qualidade e quantidade do publico assistente, assim como bons niveis de satisfação conseguidos pelos participantes. A tecnologia LED já tinha conseguido um nivel de mercado que era necessario ter um espaço proprio no que reunir aos especialistas para analizar os retos que afronta e as novas possibilidades de negocio que oferece.
As vantagens de economia de até o 80%, iluminação de alta qualidade com boa reprodução cromatica, facilidade de regulação, durabilidade ou escassa manutenção, há que adicionar as de facil instalação e substituição nos equipamentos existentes, o que permitiu passar de ser uma tecnologia aplicada em automóveis e alguns electrodomesticos, a tornar-se numa tecnologia de grande impacto em todo tipo de iluminação, maximo nos momentos atuais nos que a eficiência energetica torna-se num imprescindivel. O uso indevido destas soluções pode trazer consequênicas desastrosas ao mercado, de ai que a prioridade seja o controle do produto e dos fabricantes que o põe no mercado, não priorizando outros critetios ao da qualidade. Ao contrario iria em prejuizo dos consumidores e do proprio mercado.
Futuro prometedor
A tecnologia LED cresce a grande velocidade: só em 2013 cresceu um 27%, até alcançar um volume de negocio de 192 milhões de euros. Se vemos a evolução experimentada desde que começou a instalar-se comercialmente em Espanha, em 2007, o processo foi francamente espetacular e supera o 1.800%.
Em linha com estas reflexões, a mensagem que se pretendeu difundir com o encontro, e que foi um dos mais ouvidos ao longo das sessões de trabalho que integraram-se dentro do grande programa de atividades de Foro LEDsEE, girou em volta da aposta pela professionalidade de uma tecnologia «madura» que já está presente, mas que tem por diante um grande e prometedor futuro. Neste sentido, Benito Rodriguez, vice-presidente de Anfalum, na conferência magistral «O LED, penultimo capitulo» rompeu uma lança a favor das empresas que lutaram por criar-se um nome e um prestigio e que agora vem como, por culpa de «oportunistas» que sob o argumento do «tudo vale», sofrem as consequências de uma competência desleal que, inlcusive, pode prejudicar à tecnologia em si. Preservar o bom nome dos que estiveram, estão e estarão, mas tambem da tecnologia LED, que é claro sinonimo de investigação e desenvolvimento e oportunidades de negocio para os que fizeram da qualidade o seu lema, foi um dos motivos do começo do Foro LEDsEE e isso viu-se reflexado em todo momento na sua primeira convocatoria.
Premios LEDsEE à eficiência energetica em iluminação
O Foro tambem permitiu reconhecer e valorar os esforços que os fabricantes realizam em inovação, eficiência energetica e design em iluminação atraves dos Premios dados por ANFALUM e que, nesta ocasião, recairam na Câmara Municipal de Badajoz – no apartado de Iluminação Exterior-, e as empresas Tridonic – em Iluminação Interior- e Carandini – em Produto-.
Conferências e apresentações LEDsEE
- Mesa redonda de iluminação publica. Moderada pelo Diretor Geral de Anfalum, Alfredo Berges.
- O dia 11 verificaram-se tanto as Fontes de luz para iluminação Interior, por parte de Afonso Canorea, Diretor comercial de OSRAM (ver apresentação) como as Fontes de luz para Iluminação Exterior – Smart Lighting a cargo de Wilfrid Chenay, Sales Manager South Europe de Toshiba Europe Gmh (ver apresentação).
- O dia 12 de junho teve lugar o Foro Tecnico patrocinado por AENOR no que verificaram aspectos de normalização de instalações de iluminação e a tecnologia LED segundo diferentes aplicações e caracteristicas tecnicas.
- Apresentação Normalização da tecnologia LED de iluminação. José Antonio Jimenez, AENOR com fabricantes como Schreder-Socelec, Trilux ou Vossloh Schwabe.
- Apresentação Tecnologia LED. Aplicação em iluminação publica. Miguel Ángel Ramos. SCHREDER-SOCELEC
- Apresentação Tecnologia LED. Aplicação em iluminação interior. Juan Puente. TRILUX
- Apresentação Tecnologia LED. Equipamentos, regulação e controle. Miguel Collado. VOSSLOH SCHWABE IBERICA, S.L.
- Apresentação Influência da Iluminação no Ser humano. Pablo Lagunilla. TRIDONIC AUSTRIA
- A continuação expuseram-se diferentes casos de êxito, num Foro patrocinado por Gas Natural Fenosa de aplicações reais de iluminação eficiente em hoteis, retail e uma Câmara Municipal.
- Apresentação Iluminação de Vianos, Albacete. Ramón Silvero, Gas Natural Fenosa
- Apresentação Experiência de iluminação LED em hoteis. Óscar Alonso, ITH
- Apresentação Renovação iluminação em cadeia de perfumes. Ramón Silvero, Gas Natural Fenosa
- Por ultimo os Foros de LEDsEE fecharam-se com um painel dedicado à Rehabilitação, patrocinado por ECOLUM com a presença do IDAE, assim como representantes de A3e e ANERR.
- Apresentação, O que fazemos agora com os aparelhos de iluminação que deitamos fora?. Teresa Mejía, ECOLUM
- Apresentação A Rehabilitação e o Programa PAREER. Jesús Ruiz, IDAE
- Apresentação Auditorias e o papel dos PSEs na rehabilitação da iluminação. Natalia Pérez, A3e. Fundação Cidaut
- Apresentação Experiências em projectos integrais de rehabilitação. José Carlos Greciano. ANERR
- Varias empresas expositoras (ELT, LEC, Toshiba, Schreder-Socelec, Osram e ALG-Citizen Espanha) realizaram conferênicas tecnico-comerciais que desenvolveram-se os dias 11 e 12 de junho na Sala Borau de Matadouro-Madrid.