Graças à combinação da iluminação LED e a impressão em tres dimensões, Rohinni uma start-up estadounidense prepara o led mais fino do mundo. O projecto batizado como papel de luz, assegura ser capaz de imprimir multitude de diminutas luzes de LED num suporte tão barato e fino como o papel, mas com uma caracteristica especial: com uma capa intermedia que pode conduzir a energia, o que permite ligar e desligar esses diodos.
As luzes de LED fazem as vezes de pontos de titan no papel ou de pixels num ecrã LCD, e ao imprimir-se a vontande permite reproduzir quase qualquer forma desejada. Como o suporte da matriz luminosa é fina, pode-se adaptar além disso, a superficies curvas.
A aplicação permite adicionar luz a quase qualquer superficie, mas Rohinni; imagina aplicações corporativas em logotipos, em objectos promocionais ou na personalização de veiculos.
Apesar da possibilidade de reproduzir diferentes formas, parece especialmente interessante ser o uso de folhas completas para iluminar espaços reduzidos, e de facto a propria empresa sugere utilizar algunas destas folhas LED para iluminar paredes inteiras.
De momento, não obstante, estas aplicações têm que esperar. O desenvolvimento da tecnologia não alcançou ainda a faze de testes, e calcula-se que será em 2015 quando esta especie de lâmpadas planas instalem-se em prototipos de productos comerciais.
Num futuro, a companhia tem previsto o lançamento desta tecnologia para que qualquer usuario possa imprimir-se as suas proprias luzes ao seu gosto. De momento sabemos que a mediados de 2015 começamos a ver LightPaper em entornos professionais.