As cozinhas são uma parte vital de todas as casas, pelo que a cor da luz que melhor se adapta à cozinha é um dos principais problemas.
Aqui realiza-se uma grande quantidade de trabalho, como cozinhar, entreter os convidados ou completar tarefas. Tão essenciais como boas facas, panelas, frigideiras e outras ferramentas, deseja uma excelente iluminação na cozinha. O seu espaço deve estar bem iluminado e a cor da iluminação da sua cozinha deve complementar o seu estado de animo.
O caso é que a cor das luzes que instale é critica. As diferentes cores têm tarefas diferentes, e debe ser selectivo sobre onde instalar e colocar os pontos de iluminação na sua cozinha.
Que tal determinar a cor da luz que é melhor para a cozinha?
A resposta rapida
O branco frio é a cor clara ideal para a cozinha. Imparte um brilho agradável e uma sensação energizante ideal para cozinhar aparte de uma sensação de luminosidade para trabalhar de forma agradável.
A luz natural da cozinha é excelente para preparar alimentos e ler receitas. No entanto, devido à versatilidade das cozinhas, a temperatura de cor pode-se mudar. A melhor abordagem é tomar uma decisão com base na decoração e as luzes adicionais no espaço. Um branco neutro de 4000K sempre vai ficar bonito, trata-se de uma franja de temperatura de cor 4000K-4500K. É como a iluminação solar ao meio dia em verão.
Pode optar por Downlight CCT, como os que temos na nossa loja online, donde poderá escolher o tom de luz que instale na sua cozinha. Com um simples click terá uma cor de luz quente, neutra ou fria. Tudo no mesmo produto, além de contar com um CRI>90, cores muito reais imprescindiveis no momento de cozinhar produtos frescos.
Se utiliza com frequencia candeeiros suspensos e de acento, vai querer que tenha uma cor mais quente com uma temperatura de 3000-4000 Kelvin para criar um ambiente agradável na cozinha.
O brilho de uma lampada mede-se por lumens; quanto maior seja o valor de lumen, mais brilhante será a lampada. Os lumens necessarios para a iluminação da cozinha são aproximandamente de 7000lm a 8000lm.
Sobre as cores claras da cozinha
Por definição, quando se pensa que a cor de luz é melhor para a cozinha, a temperatura de cor refer-se à cor da luz que emite uma lampada. As temperaturas expressam-se em Kelvin (K). Quanto maior seja o valor de Kelvin, mais branca e fria será a lampada. E quanto menor seja o valor de Kelvin, mais amarela e quente será a lampada.
A cor do sol varia ao longo do dia, medido em graus Kelvin. Ao meio-dia, as temperaturas podem alcançar os 6000 K, ou um branco azulado muito brilhante, enquanto que ao anoitecer, as temperaturas podem descender aos 3000 K, produzindo uma luz ambar muito quente. As temperaturas Kelvin para a iluminação de casa normalmente estão entre 2500K e 5000K.
As melhores opções de temperatura de cor para a sua cozinha
A cor normal da lampada incandescente é branco suave, que tiene um tom quente e dourado (2700 a 3000 Kelvin). Esta luz emite um brilho quente e acolhedor e é ideial para utilizar em salas de estar e quartos. O branco quente tem uma cor significativamente mais branco amarelhento (3000 a 4000 Kelvin).
Uma luz branca fria é um excelente cavalo de batalha para a sua cozinha. O espaço estará bem iluminado em todo momento. A luz é de um branco deslumbrante ou de um tom frio. É fresco e leve, com que a faz ideal para trabalhar.
O Branco menos brilhante, uma combinação de tons azuis e brancos (4000 a 5000 Kelvin) produzem uma gama de cores mais brilhantes. São mais apropriados para escritorios (como um escritorio em casa ou uma garagem) e cozinhas cromadas. Tudo depende finalmente da decoração que tenha e dos gostos pessoais, é muito subjetivo neste aspeto.
Luz diurna (5000 a 6500 Kelvin) é uma luz branca brilhante que tem um tom quase azulado. Em vez de utilizá-las na cozinha toda, este tipo de luz pode utilizar-se como iluminação na zona de trabalho. É ideal para areas onde prepara comidas ou lê receitas. Foi demonstrado que ler é mais facil com este tipo de luzes.
Que cor de lampada é melhor para a cozinha?
Branco Luminoso (Entre a gama amarela e branca). Entre 3000K – 4000K: Ideal para cozinhas, escritorios e casas de baño. 4000K a 5000K Branco brilhante (entre as franjas brancas e azuis).
Enquanto que o branco frio fica bem nas cozinhas modernas e situações nas que deseja brilho, o branco quente fica melhor em situações nas que deseja uma luz mais suave. É especialmente adequado para salas de jantar, salas de estar e cozinhas tradicionais, como as de estilo rustico, onde a luz branca é demasiado intensa em comparação com o resto do espaço.
Tres categorias de iluminação para a cozinha
Na sua cozinha, há tres formas principais de iluminação que poderia utilizar. Há tres tipos de iluminação: iluminação ambiental ou geral, que proporciona ao espaço a luz fundamental, iluminação da zona de trabalho, que ilumina uma area de trabalho especifica, e iluminação de acento que resalta uma caracteristica particular do espaço.
Ao considerar que cor de luz é melhor para a iluminação da cozinha, tenha em conta estas tres categorias. Vamos ver um pouco com mais detalhe cada uma delas e como influem na percepção que terá da sua cozinha bem iluminada.
1. Iluminação no ambiente
A iluminação ambiental, à vezes denominada iluminação geral, ilumina o espaço todo. Iluminará todo os espaço da cozinha. Para este tipo de iluminação pode utilizar uma luminaria suspendida, uma iluminação sobre um carril ou uma iluminação encastrada no centro da cozinha.
A uniformidade da capa de luz no espaço todo garantiza que não tenha problemas ao trabalhar debaixo. A luz disperça-se de forma uniforme pela cozinha, proporcionando uma excelente iluminação.
2. Iluminação da zona de tarefas
Deveria dirigir os downlights ou luzes encastradas para as areas que precisam de maior iluminação. Por tanto, a localização optima é em cima da mesa da cozinha, da ilha ou da bancada, já que estas areas precisam de maior iluminação.
A iluminação da zona de tarefas consegue-se melhor com iluminação debaixo ou em cima do armario. Além disso, os usuarios podem utilizar luzes suspendidas e de carril para a iluminação de tarefas.
O numero de focos disponivel varia segundo a marca, o design e o tamanho, sem esquecer dos gostos na decoração.
Considere colocar iluminação por debaixo dos armarios superiores para iluminar a zona da bancada, onde normalmente trabalha. Vai manter as superficies de trabalhos ordenadas e vai melhorar a visibilidade enquanto trabalha. Se pode instalar por cima do lava-loiça e os espaços da bancada que têm falta de armarios. Para isso, nada melhor que as barras integradas com fitas led de qualidade que pode encontrar em LEDBOX.
3. Iluminação de acento
Se deseja chamar a atenção de algo no espaço, as luzes decorativas são excelentes. Estas luzes proporcionam um atrativo visual. Se deseja resaltar certas secções da sua cozinha, a iluminação de acento pode ajudar a chamar a atenção delas. A iluminação de acento sobre a area do armario criará uma atmosfera atrativa e talvez faça que o teto pareça mais alto.
Estabelecer o estado de animo na cozinha
A temperatura de cor tem um efeito no estado de animo das pessoas. Quando se exposto à luz de baixa temperatura de cor, o corpo pode produzir melatonina. Isto faz que se relaxe e durma. Desta forma similar, quando as luzes têm uma temperatura de cor alta, o corpo libera serotonina, o que aumenta o nivel de energia.
Enquanto a iluminação optima para a sua cozinha é a iluminação com uma temperatura de cor alta, tambem pode utilizar uma iluminação com uma temperatura de cor baixa para estabelecer um ambiente mais agradável. Num ambiente que já tem brancos frios e luz diurna, é benéfico cobrir as lampadas ornamentais com um brilho quente de ambar. No entanto, a instalação de um regulador de atenuação vai lhe dar um maior controlo sobre o brilho das luzes da cozinha.
Que tipos de lampadas existem?
Há varias variadades de lampadas disponiveis. As lampadas LED, as lampadas CFL, as lampadas halogeneas e as luzes incandescentes são os tipos mais frequentes. A diferença principal entre estas lampadas é como emitem luz.
Lampadas incandescentes
A lampada incandescente produz calor e luz ao dirigir a corrente electrica atraves do tungsteno (um filamento de metal). As lampadas incandescentes são possivelmente o tipo de lampada mais utilizado no mundo inteiro. Atualmente já não se pode comprar em Europa e não está permitida a sua fabricação.
Lampadas halogeneas
As lampadas haliogeneas são lampadas incandescentes que emitem uma luz mais brilhante devido ao uso de gas halogeneo. São de qualidade superior e duram mais que as lampadas incandescentes standard. Estas lampadas, que se utiliza com frequencia na iluminação de carris ou refletores, têm uma qualificação de eficiencia algo melhor.
Além disso, as lampadas halogeneas emitem uma luz mais fria que as lampadas incandescentes standard, que emitem um tom quente e suave.
Lampadas CFL
O termo CFL refer-se a uma luz florescente compacta. Estas lampadas são excelentes para a conservação de energia. Conecta-se a qualquer ficha de luz standard na cozinha e oferecem uma sensação de iluminação mais fresca.
Lampadas de luz LED
A lampada LED funciona conduzindo electricidade atraves de um semicondutor. Isto resulta na produção de luz. As lampadas mais eficientes energeticamente do mercado são os LED.
Uma lampada LED tem uma vida util sustancialmente mais longa que uma luz halogenea ou incandescente. Estas lampadas normalmente duram entre 1.000 e 10.000 horas, no entanto, uma lampada LED pode durar entre 25.000 e 50.000 horas; isto significa que pode utilizar as luzes diariamente durante pelo menos 5 años sem substitui-las!
Lampadas inteligentes
A temperatura de cor é um dos fatores que contribuem na comodidade das luzes inteligentes. Em vez de comprar lampadas adaptadas a um espaço ou atividade em particular, pode modificar a cor das luzes sobre a marcha, e para isso, temos as luzes led.
Por exemplo, se prefer uma cor de luz diurna para ler de noite, mas não quer renunciar à luz quente e acolhedora quando não esteja a ler, pode instalar uma lampada inteligente numa lampada de noite que muda automaticamente a cor a luz diurna quando está a ler durante o dia e branco suave ou quente de noite.
Conclusão que cor de luz é melhor para a cozinha
Consider a sua cozinha como um cavalo de batalha em casa. Esta area utiliza-se para tarefas como fazer listas, leer receitas e preparar ou cozinhar. Ao planificar a iluminação da sua cozinha, é fundamental ter em conta as atividades que vai levar a cabo no interior. Desde cozinhar até entretenimento e outras atividades familiares. Tendo todas estas coisas em consideração, as lampadas de temperatura de cor optimas para a sua cozinha são as luzes LED de 4100K.
Consider as cores das paredes, do chão, do teto e dos moveis no momento de instalar os pontos de luz. Se a maioria das cores da sua casa são frios, como pretos, cinzentos, azuis, verdes e brancos nitidos, uma temperatura de cor LED fria de 3000K ou 3500K pode ser a melhor opção para a sua decoração, inclusive se tem uma cozinha escura poderá iluminar de forma correta.
Por outro lado, se na sua casa predomina os materiais, como chão de madeira, tetos ranurados, armarios e moveis de madeira, tapetes e texteis castanhos, tostados, vermelhos e laranjas, é provável que os LED brancos mais quentes sejam a melhor opção. Esperamos que este artigo tenha ajudado a decidir que cor de luz é melhor para a iluminação da cozinha da sua casa.