Sabe-se de que a luz efeta à qualidade do sono. Para a iluminação do quarto, os especialistas recomendam luzes de baixa temperatura de cor em tons quentes como vermelho, laranja e amarelo. Isto é o contrario aos verdes e azuis frios recomendados para os tons de parede.
A exposição à luz branca e azul, ou luz de alta temperatura de cor, é o sinal visual mais forte para eliminar a liberação de melatonina, a hormona do sono. Foi demonstrado que a exposição à luz brilhante antes de dormir elimina a produção de melatonina no corpo, particularmente nas crianças.
Num estudo que comparou diferentes ambientes de temperatura de luz, as crianças têm significativamente menos sono no quarto com uma iluminação mais azul. Pelo contrario, alguns estudos demonstraram que a iluminação com uma temperatura de cor similar à luz das velas é menos provavel que elimine a melatonina. Como resultado, o uso deste tipo de iluminação no quarto pode melhorar a qualidade do sono.
Um pequeno estudo comparou que tão bem dormiam os adultos em ambientes com iluminação de diferentes cores. Os participantes dormiram-se muito mais rapido na iluminação da cor preferida que em qualquer outro espaço, possivelmente porque encontraram mais relaxante.
Como afeta a luz azul ao sono?
A luz azul é uma parte importante da regulação do ritmo circadiano do corpo, um contribuinte principal ao ciclo do sono-vigilia. Com a exposição à luz azul durante o dia, a hormona do sono melatonina elimina-se. Isto significa que a exposição à luz azul ajuda a manter às pessoas alertas e capazes de completar as tarefas diarias.
Embora o azul é uma cor de parede de quarto muito recomendável porque invoca a calma e a relaxação, a exposição à luz azul de noite pode afetar de forma negativa o sono. A luz azul emite-se desde dispositivos electronicos como televisões, computadores e smartphone. A investigação amostra que a utilização destes dispositivos justo antes de dormir atrasa o inicio do sono. A exposição excessiva à luz azul de noite tambem pode aumentar a sonolencia na manhã seguinte porque interrompe o ritmo circadiano.
Conclusão
Agora que sabemos como a luz azul afeta a qualidade do sono, podemos tomar algumas medidas para melhorar as nossas vidas. A melhor maneira de resolver este problema é reduzir a sua exposição à luz azul durante uma ou duas horas antes de dormir.
Faça o possivel para limitar a exposição aos dispositivos electronicos, incluidos a televisão, computador ou telemovel. Quando for à cama, assegure-se de que o ecrã do telemovel esteja desligada enquanto tenta dormir. Se precisa utilizar o computador perto da hora de dormir, há uma serie de programas (como f.lux) que ajusta a cor do ecrã do computador para trabalhar de noite.