A potencia contratada limita em kW, o numero de aparelhos eletricos que podem estar conectados de maneira simultanea num imovel sem que salte o ICP, coloquialmente dito, sem que saltem os plomos. Este conceito reflete um custo fixo que há que pagar todos os meses, que é independente ao consumo realizado.
Depois da entrada em vigor da nova legislação, divide-se em tres periodos com um preço diferente para cada um, hora ponta (10:30 às 13:00 e das 19:30 às 21:00), hora cheia (segunda a sexta-feira das 08:00 às 10:30, 13:00 às 19:30 e 21:00 às 22:00, sem incluir os feriados nacionais) e hora vazio (00:00 às 08:00 de segunda a sexta-feira, mais 24 horas nos fins de semana e feriados nacionais).
Ao levar a cabo a instalação de luzes LED as necessidades de potencia do fornecimento disminui, pois consome um 80% menos que o resto de luminarias. Neste sentido, revisar a potencia contratada depois da nova instalação vai nos ajudar a reduzir a nossa fatura da luz no fim do mês.
Como calcular a potencia eletrica a contratar
No momento de calcular a potencia contratada de luz que requere um fornecimento, deve-se ter em conta diferentes aspectos como:
- O consumo de todos os aparelhos eletricos do mesmo
- Quantos eletrodomesticos vão ser conectados ao mesmo tempo
- Onumero de ocupantes e as suas necessidades de consumo
- As dimensões do imovel
Para fazer dito calculo, podemos utilizar diferentes metodos, como as calculadoras de potencia online, o proprio contador da luz, realizá-lo manualmente ou com a ajuda de um tecnico eletricista.
Custo de mudar a potencia contratada
O preço por mudar a potencia contratada do imovel, depende do tipo de gestão se quer subir ou baixar, pois terá que fazer frente a uma serie de custos regulados chamados direitos.
Neste caso, depois da instalação LED, pode-se baixar a potencia contratada para reduzir o termo fixo da nossa fatura da luz, cujo custo será de 9,04€ + IVA.
A taxa de adiantamento representa um pagamento único a ser efectuado no seguinte recibo eletrico à distribuidora da zona. Somente tem que pagar uma vez e, apartir de ai, o resto das faturas vêm com um valor menor.
Como reduzir a potencia contratada
A redução da potencia contratada é um processo que pode chegar fazer por telefone, via online ou de maneira presencial no escritorio da companhia.
A maneira mais comoda é a telefonica, pois somente tem que solicitar a gestão e dar os seguintes dados, ter uma fatura à mão vai simplificar a gestão em maior medida:
- Dados identificativos do titular do contrato
- Potencia contratada atual e nova
- Direção postal do imovel
- Codigo Unificado do Ponto de Fornecimento (CUPS da luz)
Quanto demora em fazer-se efetivo a alteração da potencia
A gestão da alteração da potencia tem um prazo de 15 a 20 dias uteis em ser efetiva, em cujo tempo, um tecnico da distribuidora irá a casa para mudar a atual pela nova. No caso de que a seguinte fatura da luz chegue com a anterior potencia, não devemos alarmar-nos, o mais provavel é que o anterior periodo de faturação estive-se aberto e no seguinte recibo já produz a alteração automaticamente.