A regulação por corte de fase realiza-se sem necesidade de uma linha de controle adicinal, conectando o regulador entre a linha de alimentação e a luminária. Um regulador por corte de fase não é mais que um interruptor capaz de comutar a corrente alterna. Existem 2 tipos, o de corte ao inicio de fase ou TRIAC, e o de corte ao final de fase ou ELV.
Corte ao inicio de fase ou TRIAC (ou tambem Leading Edge)
Os reguladores por corte ao final de fase distinguem-se com as letrtas RL (leading). São mais baratos e mais simples, e utilizaram-se originalmente para atenuar as cargas de tipo R e L, lâmpadas incandescentes e halogéneas ou os transformadores magneticos bobinados. Normalmente requerem de uma carga minima. Usam um interruptor “TRIAC” (triodo para corrente alterna) para controlar a potência, e por isso chama-se reguladores TRIAC.
O seu funcionamento consiste no recorte da onda de tensão ao começo da fase. Segundo vai-se recortando a onda para a direita, a tensão eficaz entregada à lâmpada vai decrescendo, ao igual que a luminosidade. Só precisa alimentação L e N. NÃO precisa cabo adicional de controle.
Este sistema de regulação produz maiores deformações de forma de onda e requer um filtro para limitar as radio-frequências. Estes filtros inseridos internamente no circuito garantizam que o produto cumpre com a normativa CE.
Ao mesmo tempo esse filtros produzem um ligeiro zumbido especialmente apreciavel quando regulam-se transformadores electromecanicos e toroidales que em nenhum caso podem-se eliminar.
Este tipo de regulação não resulta adequado para os transformadores electronicos devido a que os filtros que incorporam podem produzir oscilações da luz.
A baixas intensidades de luz pode produzir flashes (flickering) (normalmente os reguladores têm um seletor de minimo, normalmente estabelece-se no 20%). É preciso um consumo minimo para que funcionem. No caso de regular, por exemplo lâmpadas led tem que asegurar-se que as lâmpadas chegam a esse consumo minimo para regular corretamente.
Não se pode utilizar com sensores crepusculares, para algo evidente mas é melhor comentar-lo para não dar lugar a duvidas.
Corte ao final de fase ou ELV (ou tambem Trailing Edge)
Os reguladores por corte a final de fase distinguem-se com as letras RC (trailing). São mais modernos e sofisticados. Proporcionam um controle da regulação muito mais suave sobre cargas R, L e C. Carecem de ruidos de zumbido, e são ideais para usar na maioria das instalações. Tem uma carga minima mais baixa que os anteriores, o que o torna numa melhor opção para atenuar circuitos de iluminação de baixa potência ou LED.
Neste caso, o recorte da onda de tensão realiza-se ao final da fase. Segundo vai-se recortando a onda para a esquerda, a tensão eficaz entregada à lâmpada vai decrescendo, ao igual que a luminosidade.
Mas qual é a diferença real entre eles?
A resposta simples é o ciclo de alimentação e como se aplica.
Vamos vê-lo: Se pensa de esquerda a direita (como na leitura da grafica, Tensão frente a Tempo), quando olhamos as imagens das ondas, a tensão chega da margem esquerda e logo sai pelo lado direito:
- No caso do TRIAC, vemos que a tensão vem desde a esquerda, mas impede-se que funcione até que se dispara a regulação. Então, a tensão chega desde zero e eleva-se rapidamente até o nivel correto.
- No caso do ELV, passa ao contrario, a onda de tensão chega de maneira normal aproximadamente 2/3 do ciclo e logo corta-se para cair a zero.
Ambas regulações proporcionam a mesma quantidade de tensão à lâmpada ou controlador. A grande diferença é que com a regulação TRIAC os componentes electronicos de um controlador LED recebem um primeiro um picotaço de alimentação e depois a atenuação passa em segundo lugar. No caso dos ELV, o fenomeno passa ao contrario, o dispositivo recebe a onda de tensão suavemente e sem picos, para desvanecer-se a zero depois. Fisicamente, não podemos ver a diferença entre os dois tipos de regulação, mas o controlador ou lâmpada LED nota-se a diferença e responde de forma diferente aos dois tipos de estillos de atenuação. A electronica interna do dispositivo agradecerá este segundo funcionamento muito mais que o primeiro.
Quase todos os reguladores fabricados no mundo antes do ano 2010 foram TRIAC, por isso, durante muito tempo, os controladores LED não funcionam bem conectados a estes reguladores. Não obstante, os principais fabricantes de controladores para LED trabalharam para que ambos sinais sejam uteis para a regulação dos LEDs.
NOTA: Com este tipo de regulação só é possivel regular desde um ponto, se tem outro ponto de ligado, só pode ligar ou desligar o estado de regulação que esteja nesse momento. NÃO É POSSIVEL REGULAR COMO SE FOSSE UM COMUTADOR.