As dezenas de milhões de lâmpadas fundidas cada ano implica um problema meio ambiental que devemos solucionar. Entre todos devemos procurar consciência e promover a defesa do Meio Ambiente atraves da adequada gestão de um Sistema Integrado de Gestão de Residuos.
As lâmpadas e luminárias estão formadas por materiais que podemos recuperar e reciclar em pro de defender o meio ambiente. Além disso, as lâmpadas possuem no seu interior pequenas quantidades de mercurio que devemos controlar para evitar a sua emisão ao meio ambiente. Mesmo em pequenas quantidades não são nosivas, podem chegar a ser um problema.
Aqui podemos ver um grafico que amostra-nos o tipo de luminárias incluidas no real decreto ECO-RAEE e quais não no sistema de reciclagem.
O que é o canon RAEE / ECORAEE?
O Real Decreto 208/2005 de 25 de fevereiro relativo aos aparelhos electrico e electronicos e a gestão dos residuos mais conhecido como RAEE, tem como objetivo controlar os residuos de aparelhos electronicos e garantizar o correto processo de reciclagem uma vez termine a sua vida util. Este canon repercute diretamente no preço final do produto, mas garantiza um optimo processo de gestão ambiental.
LedBox como fabricante e distribuidor de produtos de iluminação LED, entra no epigrafe de aparelhos de iluminação com luminárias, lâmpadas, tubos e candeeiros LED que requerem o pagamento do Canon ECORAEE.
Este decreto recolhe na atualidade 5 categorias possiveis:
- Lâmpadas de baixo consumo
- Tubos florescentes
- Lâmpadas de descarga
- LEDS retrofit
- Luminárias
- Rotulos luminosos
- Luminárias de emergência
Gráfico e informação de ambilamp – Associação para a reciclagem de lâmpadas