As fitas LED são o sonho de todos os fanaticos dos projetos de bricolaje sofisticados e as formas interesantes de iluminação. Porquê? Porque as fitas LED são uma solução surpreendentemente funcional, conveniente e visualmente atrativa que pode contribuir enormemente à atmosfera de casa. Vamos ver alguns aspetos tecnicos da iluminação de fitas LED. Qual é a anatomia de uma fita LED? O que passa com as suas caracteristicas basicas? E, o mais importante, que tipos de fitas LED há disponiveis? Fique conosco para descubrir.
Uma breve introdução das fitas LED
Cada fita LED consta de muitos emisores LED minúsculo que são responsáveis do assombroso efeito visual. Eses emisores estão montados numa placa de circuito flexivel em varias densidades; pelo geral, já 60-120 LED por metro, mas tambem pode comprar luzes LED de menor densidade.
A cor e a qualidade da luz emitida por uma fita LED depende da cor e da qualidade dos LED individuais. As fitas LED estão configuradas de tal forma que funcionam com corrente continua (CC) de 12V ou 24V, o que significa que deve assegurar-se de que a fonte de alimentação coincida com a voltagem da fita escolhida. Além disso, as fitas LED variam em termos de grau de brilho que está determinado pela saida de lumens. Para aumentar a saida de luz e fazer que as luzes sejam mais reflectantes e brilhantes, vale a pena escolher fitas LED de alta qualidade que pode encontrar aqui: https://www.ledbox.es/pt/tiras-led-mangueras-led
A instalação de fitas LED é excepcionalmente facil porque estão projetadas para aderir-se praticamente a qualquer superficie. Isto pode-se fazer graças a um auto-adesivo com o que está equipada cada fita LED; o unico que deve fazer é simplesmente retirar a pelicula de segurança e colocar a fita quando deseje. A fita LED flexivel pode-se dobrar para que possa ajustá-la a curvas, esquinas e outras formas. A funcionalidade unica desta forma de iluminação reside tambem no fato de que pode cortar as fitas LED para que encaixem no sitio desejado (é por isso que as fitas LED têm marcas especiais, «pontos de corte», que lhe indicam onde exatamente deve colocar), pode cortar a fita sem danificá-la.
Tipos de fitas LED
Há varios tipos de fitas LED atualmente disponiveis no mercado. Pelo geral, pode ser confundido pela grande quantidade de simbolos e codigos ambiguos, pelo que é vital que saiba que informação é realmente util para realizar uma compra e como utilizar as fitas led como decoração.
Codigos de 4 digitos
Se alguma vez perguntou-se porque é que as fitas LED estão marcadas com combinações de 4 digitos, pode interesar-lhe saber que estes codigos referem-se à largura (2 digitos iniciais) e o comprimento (2 digitos finais) do tamanho do LED. Em poucas palabras, um LED de uma fita LED é apenas uma carcaça de plástico que tapa um chip LED, que emite luz azul, e fosforos cuja função é absorver alguma desta luz azul e convertê-la de modo a que a luz branca seja emitida como resultado.
É possivel que tenha encontrado combinações como 3528, 5050, 3030 y 2835. Então, por exemplo, uma fita LED 2835 tem 2,8 mm de largo e 3,5 mm de comprimento. Como é que isso é importante? Basicamente, o tamanho de um paquete de LED geralmente determina que tão brilhante é o chip, pelo que quanto maior seja o tamanho, mais potencia poderá trabalhar o chip, o que faz com que a luz seja mais brilhante. No entanto, os LED 2835 são mais avançados tecnologicamente que os chips 3528, pelo que podem oferecer um maior brilho e uma maior eficiencia, apesar de ter as mesmas dimensões de superficie.
Escolher o tipo adequado depende do que realmente precise ou deseje. As fitas menos luminosas 3528 são perfeitas para a iluminação acentuada graças às quais pode criar surpreendentes efeitos visuais na sua cozinha (colocando a fita debaixo da ilha da sua cozinha ou debaixo dos moveis para iluminar a bancada) ou realçar subtilmente o aspeto romantico do quarto, instalando a fita LED no comprimento do cabeceiro da cama, Ao mesmo tempo, as fitas 5050 são tres vezes mais brilhantes que as fitas 3528, pelo que podem ser uma melhor opção se precisa iluminação para tarefas. Pode instalar fitas LED deste tipo debaixo dos moveis da cozinha ou no comprimento das escadas.
NOTA: Ideias para decorar um quarto com fitas LED
Opções de cor
Enquanto as opções de cor, pode comprar fitas LED em diferentes tons de branco ou em varias cores.
A luz branca segue sendo a opção mais popular para a utilização em interiores. No entanto, o branco não sempre se vê igual; duas fitas LED brancas podem diferir nas temperaturas de cor, o que influi significativamente na atmosfera de um quarto ou area determinada. A temperatura de cor (CCT) é um meio para descrever que tão «quente» ou «fria» aparece a luz. O branco quente considera-se mais relaxante e quente (3000K). O branco frio (6000K) é mais propicio para a aprendizagem ou o trabalho, pelo que estas fitas LED normalmente instalam-se em escritorios e escolas.
Se deseja aproveitar o poder da cor, pode optar por uma fita LED de cores, fita LED RGB. Isto da-lhe a oportunidade de fazer uso da impressionante paleta de cores (azul, verde, ambar, violeta, rosa, laranja, o que seja) e criar efeitos sensacionais.
Novamente, pode escolher entre uma so cor e uma versão que muda de cor. Como sugere o nome, so um tipo de cor emite uma so cor, enquanto que uma fita LED multicor (RGB) permite mudar de um canal de cor a outro (atraves de um comando á distancia) e escolher a opção que melhor se adapte ao seu estado de animo atual. Enquanto aos componentes de cor, o tipo mais standard de fita LED multicor são os canais vermelho, verde e azul (RGB). Com alguns tipos de fitas LED, inclusive poderá ajustar a temperatura de cor e os tons RGB.
NOTA: Como instalar uma fita LED monocolor e uma fita LED RGB
O grau de proteção
Antes de comprar uma fita LED, é vital determinar qual será a localização objetivo das luzes. Se planeia instalar a fita ao ar livre, deve prestar atenção à classificação IP para assegurar-se de que o produto esteja bem protegido contra a humidade e a poeira. Escolha a opção IP65 é uma escolha segura no caso de que a fita esteja exposta a salpicaduras de agua. No entanto, se deseja fitas LED totalmente impermeaveis que ofereçam proteção adicional inclusive contra a imersão, é recomendável optar pela classificação IP68. Limitar o uso de fitas LED ao espaço interior geralmente significa que a classificação IP20 é suficiente, sempre que as luzes não se vejam afetadas pela humidade ou poeira.
Uma fonte de luz com potencial
Com as fitas LD não so pode perserguir os objetivos esteticos, senão tambem procurar tirar o maximo partido ao design da sua casa. Como? As possibilidades são infinitas, desde retroiluminar o ecrã da televisão aos moveis da cozinha, pasando por criar espetaculares efeitos de mudança de cor no quarto e proporcionar iluminação ambiental na area relaxação, até simplesmente dar uma nova vida às paredes brancas. Tu és quem decide como explotar este grande potencial.
NOTA FINAL: Perfis de aluminio para fitas LED