A iluminação natural é um dos tipos de iluminação mais basicos mas efetivos que existem. É uma grande solução para dar um ar mais rustico e natural à sua casa, mas sem deixar de ter todos os luxos que tem uma casa comum e corrente. Vamos ver que vantagens apresenta aparte da decorativa.
O que é a iluminação natural ou rustica?
Esta classe de iluminação não é literalmente a que pode encontrar numa quinta, senão que todo aquele elemento iluminativo que pendure de uma corda, por exemplo. Dentro deste tipo de iluminação encontramos: castiçal, luzes suspensas, etc. A principal caracteristica é que é um estilo diferente e simples, que normalmente encaixa muito bem com praticamente com qualquer design interior.
Tipos de iluminação natural
Está claro que a origem da criação desta classe é puramente rural, mas com os anos foi adaptando-se cada vez mais à vida urbana. Vamos ver os principais exemplos que formam a iluminação natural ou rustica.
Luzes suspensas
Simples, bonitas e eficientes é a descrição que melhor encaixa com as luzes suspensas. Cada lampada é individual e pode-as colocar como prefira: em fila, em coluna, formando uma diagonal ou um poligono…. Além disso, a instalação tambem é muito facil.
Apliques de parede e de teto
São similares às luzes suspensas, o unico que em vez de fixar-se ao teto, estão fixados à parede. São muitos uteis para espaços não muito grandes que não precisam de uma grande iluminação. Além disso, há muitos modelos de apliques, pelo que de certeza que encontre um que encaixe com o seu tipo de decoração.
Castiçal
É o exemplo que vem primeiro enquanto pensamos em luzes que penduram de corda. O castiçal é muito util para espaços que precisem de uma grande iluminação. Existem muitos tipos, já que há alguns que têm um design mais carregado e outros que são mais simples.
Montagem encastrada
Junto ao castiçal, a montagem encastrada é uma excelente solução para iluminar uma zona de grandes dimenções. É certo que não penduram, mas colocam-se na iluminação tipo rustica mesmo assim.
Qual é a iluminação natural ideal para a sua casa
Já vimos os principais exemplos deste tipo de iluminação mas, qual é o que encaixa melhor na sua casa? À continuação deixamos uma lista na que, em função das suas condições, poderá conhecer que iluminação natural encaixa à perfeição com a sua casa.
Espaço
A maioria deste tipo de iluminação pendura do teto, pelo que se não tem um teto alto, não é recomendável pôr luzes penduradas ou castiçal. Em função se é um espaço grande ou pequeno vai lhe interessar mais colocar apliques de parede, se é pequeno, ou uma montagem encastrada, se é de maior tamanho.
Preferência de cor
A iluminação natural tem que ir a jogo com a decoração da sua casa. É um elemento de ornamentação mais, mas que ao mesmo tempo oferece iluminação, pelo que terá que procurar um design que quadre com a decoração que tenha, ao igual que a lampada que ponha seja a jogo.
Posição
Ao ser um elemento decorativo, a posição na que coloque as novas luzes, tambem será determinante. Isto já vai em função de como está distribuido o espaço da sua casa e da propria decoração. Mesmo assim, considere onde quer colocá-las porque sim que vai influenciar no resultado final.
Conclusão
Se quer dar uma mudança de ar à sua casa ou quer que tenha um aspeto mais rural, a iluminação natural é sem duvida a solução. Repasse a lista de condições que vimos anteriormente para decidir que elemento iluminativo vale mais a pena.